DIA DO PROFESSOR: saudação da Reitoria ao corpo docente da UFC; nas redes sociais, alunos prestam homenagem

Foto mostra uma das torres do prédio da Reitoria da  UFCDaqui a 77 dias, estará findo um dos anos mais desafiadores da trajetória da Universidade Federal do Ceará e das mais de 40 mil histórias pessoais que se costuram na densa trama de vivências de nossa comunidade acadêmica. Na data de hoje, na qual saudamos, com carinho e gratidão, nossos mestres pelo Dia do Professor, convidamos todos a, em consonância com as "novas tradições" incutidas no cotidiano pelas redes sociais digitais, aderir a uma quinta-feira nostálgica (Throwback Thursday) – o famoso #tbt – e analisar as transformações que o caminho percorrido até o momento ensejou em cada um de nós.

Esse olhar para trás não deve ser, em hipótese alguma, motivado por "viuvez" memorialística, descrédito ao presente ou mesmo certo receio quanto ao futuro. Pelo contrário: acalenta nosso espírito admitir o quanto fomos felizes nas decisões que tomamos e nos passos que demos fora de nossa zona segura e tradicional. Lançamo-nos rumo ao novo tendo a chama sexagenária de nosso brasão como lume, sem esquecer a importância do caráter tripartite de nossas atividades-fim, a saber: ensino, pesquisa e extensão.

Experientes timoneiros do saber, nossos docentes não se furtaram à necessidade de assumir novamente a condição de aprendizes (com direito a abraçar com acolhimento as possibilidades de tentativa e erro), nas tempestades trazidas por 2020. Com olhos fitos em um horizonte pouco explorado e tendo como bússolas a vocação e o compromisso, desbravaram um vasto mar digital, assegurando o cumprimento de nossa missão. Parafraseando Heráclito, perceberam que jamais somos os mesmos em novos mergulhos no rio que corre diante de nós, às vezes há décadas; esse rio é a docência.

Como lembra a campanha de valorização que compartilhamos neste Dia do Professor, dificilmente se passa incólume pelo processo educativo e pela convivência com um mestre ou mestra. O legado, humano e institucional, vive e perpetua-se em nossos mais de 100 mil graduados a cada disciplina integralizada, dúvida dissipada, momento em laboratórios e grupos de estudo, banca de avaliação ou memória compartilhada nos espaços universitários. A tônica principal é a gratidão. Esta, mesmo não verbalizada, é certamente sentida.

Assista à homenagem dos estudantes aos professores:

É por isso que asseguramos, em afirmações diuturnas, serem as pessoas nosso maior patrimônio. Sem a elevada qualificação e o foco indiscutível de nosso corpo docente, não teríamos as numerosas publicações e citações de impacto na comunidade científica, tão caras à elevação do nome da Universidade nos parâmetros de avaliação internacional.

Sem os mestres que encampam nossa expansão, jamais teríamos chegado ao interior do Estado ou aos 4 milhões de pessoas que beneficiamos com atuação extensionista. Sem seu espírito inovador e trabalho incansável, não poderíamos, orgulhosamente, consolidar a UFC como a melhor instituição pública do Norte e Nordeste do Brasil e entre as mais relevantes, mundialmente, de nossa geração. Dedicamos, assim, os mais sinceros agradecimentos por constituírem o nobre alicerce de nossa missão maior.

Prof. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque – Reitor
Prof. José Glauco Lobo Filho – Vice-Reitor