Programa oferece bolsa para doutorandos desenvolverem parte da pesquisa na Alemanha

Imagem: Bandeira alemã (foto: divulgação)O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD, na sigla original) abriu inscrições para o programa de auxílio de doutorandos brasileiros com bolsas naquele país. As inscrições estão abertas até 15 de novembro.

O programa oferece uma bolsa complementar à concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com o objetivo de viabilizar parte da pesquisa da tese na Alemanha por um período de dois a seis meses (sem interrupção da vigência da bolsa brasileira), dependendo do projeto aprovado pelo comitê de seleção do DAAD.

O programa prevê uma bolsa mensal de 650 euros, mais auxílio-passagem aérea de 1.575 euros e seguro saúde.Também podem participar do programa doutorandos com bolsas de fundações estaduais de amparo à pesquisa de 17 estados, mas a fundação cearense não está entre elas. 

Para participar, o doutorando deve ter bolsa da CAPES, ter matrícula regular de doutorado em uma universidade brasileira, apresentar carta de recomendação do orientador brasileiro e o aceite do orientador de uma instituição alemã.

Quem já recebeu auxílio ou bolsa de doutorado sanduíche do DAAD pode se candidatar novamente, desde que não seja no ano de vigência da primeira estadia. Além disso, o doutorado não pode ter sido iniciado há mais de três anos, contando do momento da submissão da candidatura, e os candidatos não podem estar residindo há mais de 15 meses na Alemanha.

Mais informações podem ser obtidas pelo site do DAAD. O serviço disponibilizou um resumo em português . Há ainda um site em inglês e alemão disponível para esclarecimentos. 

Fonte: Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.