Procurar no portal

UFC e você contra o mosquito

ENADE: UFC tem 9 cursos entre os 10 melhores do Brasil em suas áreas; Farmácia, Enfermagem e Odontologia (Sobral) estão em 1º lugar

Imagem: UFC no ENADE 2019Nove cursos da Universidade Federal do Ceará avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2019 tiveram notas tão positivas que ficaram entre os 10 mais bem colocados do Brasil em suas áreas. Farmácia, Enfermagem e Odontologia (Campus de Sobral) alcançaram o primeiro lugar no ranking nacional; Fisioterapia e Engenharia Civil (Campus de Crateús) tiveram a segunda melhor avaliação do País. O resultado demonstra a qualidade do ensino da UFC tanto na Capital quanto no Interior.

Além dos cursos já citados, também se destacam Educação Física – Noturno (bacharelado) e Medicina (Fortaleza), na sexta colocação nacional; Engenharia Ambiental, que teve a oitava melhor nota do País, e Arquitetura e Urbanismo, que alcançou a nona melhor nota entre os cursos de arquitetura brasileiros.

O detalhamento do resultado do ENADE foi feito pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Se consideradas as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a UFC tem 20 cursos nas listas dos 10 melhores de cada (veja tabela abaixo). E considerando-se apenas o Ceará, 17 cursos da UFC (65% do total de graduações avaliadas) estão em primeiro lugar no Estado, enquanto outros 5 tiveram a segunda melhor nota de suas áreas entre as universidades cearenses.

Imagem: tabela com desempenho dos cursos da UFC no ENADE 2019

 

Para a pró-reitora de Graduação da UFC, Profª Ana Paula Ribeiro de Medeiros, esse novo resultado da UFC no ENADE demonstra a excelência da formação dos nossos estudantes. "A prova do ENADE avalia o quanto o curso está contribuindo para a qualidade do perfil profissional dos nossos egressos. E os bons resultados, tanto nos cursos da Capital quanto do Interior, mostram que a qualidade da UFC não tem distinção loco-regional. Somos uma universidade que busca entregar à sociedade sempre os melhores profissionais", celebrou.

A pró-reitora alertou para a necessidade de avaliações internas constantes nos cursos, com atualizações de currículos, metodologias e conteúdos: "Isso faz toda a diferença na qualidade da formação que ofertamos aos estudantes", defendeu.

TRABALHO EM EQUIPE ‒ A Profª Nataly Gurgel, coordenadora do Curso de Fisioterapia, que pelo segundo ano consecutivo obteve conceito máximo no exame, avalia a conquista como "o reflexo de uma trabalho de várias mãos: alunos comprometidos, professores dedicados e inovadores, gestão participativa e comprometida. São fisioterapeutas e servidores técnico-administrativos trabalhando em prol de um curso de qualidade".

Para a coordenadora, os bons resultados são estímulo para continuar avançando. "Estamos felizes e orgulhosos do resultado, porém isso não nos faz descansar, e sim, nos impulsiona a manter o conceito e buscar sempre o melhor! Isso reflete na sociedade e na Fisioterapia".

FORÇA DO INTERIOR ‒ "Infelizmente, nós sofremos, como campus do Interior e como curso recente, preconceito e desconfiança sobre nossa qualidade. Nossos próprios alunos acabam duvidando de suas capacidades: 'só fui parar em Crateús porque não passei em Fortaleza?'", explica o Prof. Luis Felipe Cândido, vice-coordenador do Curso de Engenharia Civil do Campus de Crateús, classificado como o segundo melhor do Brasil.

"Mas esse tipo de pensamento foi usado, ao contrário, como mola propulsora e motivadora para superarmos as expectativas. Então cada um de nós tomou esse desafio e nos esforçamos ao máximo em cada disciplina, em cada prova, até culminar na própria prova do ENADE. [...] Esperamos que esse feito traga o respaldo e a legitimidade que precisamos, enquanto campus de Interior, frente à sociedade e à gestão superior da Universidade", completou.

Também no interior do Ceará, mais precisamente em Sobral, está localizado o Curso de Odontologia mais bem avaliado do País. Segundo o Prof. Hilmo Barreto, coordenador do Curso de Odontologia do Campus do Sobral, "desde sua implantação, a graduação vem se destacando no cenário nacional. Nas quatro oportunidades alcançou a nota 5 no ENADE e neste último inclusive no posto de primeiro colocado do Brasil! O empenho e o trabalho sério de toda a comunidade vêm sendo evidenciados nestes resultados. Estamos esfuziantes e continuaremos firmes no objetivo de manter a formação de excelência", comemorou.

Leia também:
UFC alcança nota máxima em 13 cursos no ENADE 2019 nas áreas de saúde, agrárias, engenharias e arquitetura

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) da PROGRAD/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300