Estudantes do Centro de Tecnologia garantem duas premiações em empreendedorismo e liderança

Imagem: Equipe que compõe o capitulo AICHE-UFCOs estudantes do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará acabam de garantir nada menos que duas premiações nas áreas de empreendedorismo e protagonismo. Uma delas foi para a estudante de Engenharia Civil Sabrina Cabral Souza, que se destacou em competição de lideranças juvenis. A segunda foi para uma equipe de alunos da Engenharia Química que, pela terceira vez consecutiva, foi considerada um dos melhores capítulos estudantis do mundo.

O AICHE UFC, grupo formado por alunos do Curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará, conquistou o Prêmio de Outstanding Student Chapter 2019-2020, concedido aos melhores capítulos estudantis do mundo. A comenda é concedida anualmente pelo Instituto Americano de Engenheiros Químicos (AICHE, na sigla em inglês), organização que se propõe aproximar profissionais e estudantes de engenharia química do mundo inteiro.

A premiação reconhece 25 capítulos que se destacaram no ano pelas atividades desenvolvidas. Entre os critérios, a quantidade e qualidade dos eventos realizados e o impacto registrado além da comunidade acadêmica. Essa é a terceira vez que a equipe da UFC ganha a premiação. "É um reconhecimento que nos deixa muito orgulhosos", diz Letícia.

Dos Estados Unidos, o AICHE Internacional abriu 340 seções em vários países e regiões (chamadas de "capítulos"), posicionando-se como um espaço importante na área de engenharia química.

Desde 2016, um capítulo do AIChE foi aberto no Ceará por alunos do Curso de Engenharia Química. O principal trabalho do grupo, explica a estudante Letícia Silva, presidente do AIChE-UFC, consiste em aproximar os estudantes em formação com a indústria local. O grupo é liderado pelo prof. Célio Cavalcante.

A premiação vem em um momento em que a AICHE-UFC busca ampliar suas experiências. A organização associou-se recentemente a um capítulo-irmão localizado na BMS College of Engineering de Bangalore (India). "Nesse caso, é uma troca de experiências, tanto técnica como de cultura", explica Letícia Silva.

Ela cita como exemplo dessa troca de conhecimento técnico a competição AICHE-Car, que desafia os estudantes a criar e desenvolver um veículo que se locomova apenas por reações químicas, sem uso de combustível tradicional.

Imagem: Estudante Sabrina Souza, do Curso de Engenharia Civil (acervo pessoal)LIDERANÇA JUVENIL – Já a estudante de Engenharia Civil da UFC Sabrina Souza foi classificada como uma das principais lideranças juvenis no Brasil pela 1ª London Leadership Competition (LLC). A competição tem por objetivo selecionar jovens brasileiros com espírito de empreendedorismo e protagonismo no âmbito educacional, social, científico e ambiental.

Sabrina obteve a terceira colocação na categoria de 20 a 24 anos na LLC Brasil e, com isso, ficou entre as 44 lideranças brasileiras homenageadas pela premiação. O prêmio foi concedido não por um projeto específico mas por sua atuação no protagonismo juvenil.

A competição é organizada pela World International Fairs Association (WIFA), instituição que tem como objetivo fomentar ciência, tecnologia e inovação, para estimular jovens brasileiros a apresentar ações visando à melhoria de suas comunidades. No total, mais de 400 estudantes participaram da disputa.

A escolha tomou como base a avaliação do histórico de projetos desenvolvidos e entrevistas. Bolsista do Bolsa Jovem, programa da Prefeitura de Fortaleza e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Sabrina teve papel ativo na realização do Dia Internacional da Juventude, em agosto deste ano, colocando o Ceará como um estados com maior contribuição para o reconhecimento do Brasil como referência em liderança jovem.

Como participante do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), da Escola de Dança do Instituto de Educação Física e esportes (IEFES) e ex-aluna do curso Pró-ExaCTa, Sabrina destacou que os projetos da Universidade foram parceiros essenciais no trabalho como embaixadora do IYD Brasil (International Youth Day Brasil, na sigla em inglês), movimento responsável pela mobilização nacional do Dia Internacional da Juventude das Nações Unidas.

Fontes: Estudante Letícia Silva – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; estudante Sabrina Cabral – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.