Procurar no portal

PraxisJor apresenta resultados de pesquisa sobre condições de trabalho no jornalismo independente do Ceará

Logo do PraxisJorO Grupo de Pesquisa Práxis no Jornalismo (PraxisJor), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e ao Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, apresentará na próxima quinta-feira (5), às 18h, o relatório Arranjos alternativos de jornalismo no Ceará: relações de comunicação e condições de trabalho, que traz os primeiros resultados de uma ampla pesquisa coletiva sobre os modos de produção e trabalho no chamado jornalismo independente.

Os dados, análises e reflexões contidos no relatório serão discutidos em uma live aberta ao público, no canal do Curso de Jornalismo da UFC no YouTube. A obra será também lançada em livro durante o 18º Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR 2020), que ocorrerá de forma remota de 3 a 6 de novembro.

O estudo do PraxisJor é um desdobramento da investigação iniciada pelo Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT) da Universidade de São Paulo (USP), sob coordenação da Profª Roseli Fígaro. Na esteira dos estudos do CPCT, os pesquisadores da UFC foram a campo para identificar as relações de comunicação e trabalho jornalístico em arranjos alternativos às grandes corporações de mídia no Ceará.

CONTEXTO – O exercício do jornalismo profissional no Brasil tem enfrentado uma série de adversidades de ordem estrutural, financeira e trabalhista. Estima-se que metade dos municípios brasileiros, muitos deles localizados no interior das regiões Norte e Nordeste, não possuam nenhum veículo de imprensa, caracterizando os chamados desertos de notícias.

Nos centros urbanos, em que se verifica maior variedade de produtos e instituições jornalísticas, as injunções financeiras, sobretudo no tocante à queda de receita e circulação, apontam um cenário de precarização das condições de trabalho dos jornalistas e de escassez de postos de trabalho formais nas redações de grandes veículos jornalísticos.

Em paralelo a esse cenário, muitos jornalistas brasileiros se arranjam em coletivos de trabalho, utilizando plataformas e ferramentas digitais para produzir o jornalismo em que acreditam de modo independente das grandes corporações de mídia.

ACHADOS DA PESQUISA – O estudo local do PraxisJor consistiu no mapeamento de 63 arranjos alternativos de trabalho no jornalismo no Ceará, bem como a coleta e análise de autodeclarações presentes em sites institucionais dessas iniciativas. A maioria dos arranjos se localiza em Fortaleza e funciona por meio de plataformas digitais, como redes sociais, ou com sites próprios na web.

Entre os resultados encontrados estão a presença da regionalidade como um marcador para o trabalho de muitos arranjos cearenses e a centralização de alguns perfis das iniciativas em torno de um autor e de sua trajetória jornalística, caracterizando o que a pesquisa identificou como o fenômeno "autor(a)-arranjo".

O relatório foi redigido e organizado pelos pesquisadores Rafael Costa, professor do Curso de Jornalismo da UFC; Naiana Rodrigues, professora do Curso de Jornalismo da UFC e pesquisadora do CPCT (ECA-USP); Mayara de Araújo, doutoranda no PPGCOM-UFC; e Raphaelle Batista, mestranda no PPGCOM-UFC. Os demais pesquisadores do PraxisJor colaboraram para a coleta e organização dos dados da pesquisa, sob a coordenação do Prof. Edgard Patrício, coordenador do PPGCOM-UFC e professor do Curso de Jornalismo da UFC.

SERVIÇO:
Live de apresentação do relatório Arranjos alternativos de jornalismo no Ceará: relações de comunicação e condições de trabalho – fase 1
Quando: 5 de novembro, às 18h
Onde: canal do Curso de Jornalismo da UFC no YouTube

Fonte: Grupo de Pesquisa Práxis no Jornalismo – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300