UFC e Universidade de Nankai dão primeiros passos para trabalho conjunto na área de inteligência artificial

Imagem: Reunião entre representantes da UFC e da NKU em videoconferência (imagem: reprodução)A Universidade Federal do Ceará e a Universidade de Nankai (NKU), na China, deram os primeiros passos para iniciar na prática o acordo de cooperação entre as duas instituições na área de inteligência artificial. O acordo permite o desenvolvimento de projetos em parceria nessa área, bem como o envio de pesquisadores e alunos da UFC para sua contraparte chinesa.

A NKU é uma das mais importantes universidades da China. Ela ocupa a 13ª posição nacional no ranking Times Higher Education e integra a National Double First Class, uma iniciativa do Ministério da Educação chinês que pretende impulsionar 42 universidades daquele país no cenário internacional.

A reunião entre a UFC e a NKU ocorreu de forma virtual na terça-feira (20) com representantes da direção superior, das áreas de relação internacional e das unidades acadêmicas que trabalham com inteligência artificial.

Pela UFC participaram o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque; a diretora-geral do Instituto Confúcio na UFC, Profª Mônica Amorim; e os professores do Departamento de Computação: César Lincoln Mattos, João Paulo Gomes, Javam de Castro Machado e Joaquim Bento Cavalcante Neto.

"Cooperar com a Universidade de Nankai é muito importante devido à possibilidade de compartilhar conhecimento, expertise, equipamentos, contatos e acesso a recursos, além do resultado dessa pesquisa colaborativa. Tanto a UFC tem a ganhar como também a somar com nosso Centro de Referência em IA e nosso Departamento de Computação", avalia a Profª Mônica Amorim.

IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS – Durante o encontro, ambas as instituições apresentaram a forma como estão organizadas e suas principais linhas de trabalho para tentar identificar áreas de interesse comum. Foi apontada interseção de trabalhos em áreas como visão computacional e bioinformática e, possivelmente, em modelagem espaço-temporal.

Uma nova reunião deve ocorrer nas próximas três semanas, quando as instituições irão definir campos de interesse mútuo e afunilar projetos de pesquisa a serem desenvolvidos. Neste meio-tempo, serão trocados trabalhos já desenvolvidos em busca de outras áreas potenciais de trabalho em comum. A partir daí, definidos o campo de pesquisa e os projetos específicos, a ideia é buscar financiamento em agências internacionais de fomento.

O acordo permite outras atividades, além dos projetos em si. O Instituto Confúcio poderá ser utilizado como instrumento para a realização de eventos acadêmicos que permitam a troca de conhecimento científico. Além disso, Nankai poderá vir a receber pesquisadores e alunos da UFC, ficando os últimos isentos do pagamento de taxas escolares.

RELAÇÕES COM A CHINA – O acordo de cooperação com a NKU foi assinado em julho deste ano e é resultado da viagem, em dezembro de 2019, de uma comitiva da UFC liderada pelo reitor Cândido Albuquerque àquela universidade. Durante a viagem, a comitiva visitou justamente o College of Artificial Intelligence, da NKU.

Desde então, a UFC tem se preparado para atuar de forma estruturada na área de IA, especialmente com a criação do Centro de Referência em Inteligência Artificial, localizado no recém-inaugurado Condomínio da Inovação.

O Prof. Augusto Albuquerque lembra que o acordo com a NKU é fruto de uma decisão estratégica da Universidade de fomentar a internacionalização e a área de IA, fundamental para o atual desenvolvimento tecnológico. "Havíamos identificado que Nankai é muito forte nessa área, na qual também tínhamos uma atuação sólida. Daí fomos em busca de um termo de acordo que induzisse essa parceria", explica o pró-reitor.

Fontes: Prof. Augusto Albuquerque, pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional – fone: (85) 3366 7335 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Profª Mônica Amorim, diretora-geral do Instituto Confúcio na UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.