Estudante da UFC publica em coletânea italiana sobre o confinamento na pandemia de covid-19

Imagem: A estudante Natália Santos Magno, em pé, à frente de uma estante, olhando para frente (Foto: Arquivo pessoal)A estudante Natália Cristina dos Santos Magno, atualmente no nono semestre do Curso de Letras-Italiano da Universidade Federal do Ceará, teve um conto selecionado para integrar uma coletânea em língua italiana intitulada Il tempo sospeso ‒ Decameron 2020 (O tempo suspenso ‒ Decamerão 2020, em livre tradução). Lançado em outubro, o livro faz alusão ao clássico Decameron, coleção de 100 novelas escritas por Giovanni Boccaccio no século XIV, período em que a Europa e a Ásia foram assoladas pela chamada peste negra.

Na obra original, os contos são narrados por um grupo de 10 jovens, que se abrigam em um castelo próximo à cidade italiana de Florença para se proteger da doença, causada por uma bactéria. A partir disso, o escritor italiano Attilio Fortini, da Editora Temperino Rosso, lançou um concurso e selecionou os melhores contos, em língua italiana, que refletissem a situação de quarentena, agora devido à covid-19.

Natália ficou sabendo da oportunidade através do Prof. Rafael Ferreira da Silva, do Curso de Letras-Italiano e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET) da UFC. O docente atualmente está fazendo pós-doutorado na Itália.

"Incentivei a Natália, que foi minha bolsista no PIBIC [Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica] por duas edições. Eu sabia do potencial dela no domínio da língua italiana e no talento para a escrita", diz o professor.

Natália foi selecionada com o conto intitulado "La zebra dorata" ("A zebra dourada"), que reflete e questiona a aura de "herói" muitas vezes atribuída aos profissionais da saúde que atuam no enfrentamento direto da pandemia. "O herói sempre me pareceu menos humano, alguém incansável e sem medos. Mas aquelas pessoas, não. Eram humanos se sacrificando por outros", diz a estudante.

Imagem: Capa do Livro Il Tempo Sospeso (Foto: Divulgação)Segundo ela, nas notícias, com imagens e relatos dos profissionais de saúde, era possível perceber tudo aquilo que os torna humanos, como a dor de muitas vezes não poderem estar com suas famílias e o receio constante de uma possível contaminação.

"No entanto, eles permaneciam ali, na linha de frente, lutando por outros, firmes e ainda humanos. Tudo isso despertou a minha admiração e transbordou em um conto. Um conto sobre ter medo, sim, mas continuar em frente, porque são todos esses sentimentos que compõem a nossa humanidade", explica.

Ao todo, o livro reúne textos de 27 autores e autoras, dentre os quais Natália é a única não italiana. Para ela, o reconhecimento representa também a confirmação de que está no rumo certo em sua trajetória acadêmica. "Fiquei muito feliz por meu conto ter sido um dos selecionados. Não tenho como expressar em palavras o que isso significa para mim como estudante de Letras-Italiano, a única estrangeira no meio de tantos italianos, além do fato de que estou sim no caminho certo e é nele que quero seguir."

SOBRE A OBRAIl tempo sospeso ‒ Decameron 2020 é uma antologia de contos editada por Attilio Fortini, escrita por 27 autores e autoras selecionados a partir de um concurso literário organizado pela editora Temperino Rosso durante o período de confinamento, devido à pandemia de covid-19. Inspirando-se nas semelhanças com o cenário das famosas novelas do Decameron, de Giovanni Boccaccio, os autores interpretaram com grande imaginação o significado deste "tempo suspenso" da atualidade, permitindo ao leitor observar aquilo que apenas a inspiração da literatura revela. O livro, que ainda não tem tradução para o português, está à venda nos sites Amazon, IBS e Feltrinelli.

Fonte: Prof. Rafael Ferreira da Silva, do Curso de Letras-Italiano e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET) ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.