Primeira defesa de dissertação do Campus de Quixadá ocorre sexta-feira (13) por videoconferência

Imagem: foto da entrada do campus de QuixadáSerá realizada na próxima sexta-feira (13), às 17h, a primeira defesa de dissertação de um aluno do Campus de Quixadá da Universidade Federal do Ceará. Na ocasião, o estudante Isaac Rahel Martim Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Computação (PCOMP), apresentará o trabalho intitulado LAVIE – uma arquitetura híbrida LEO-GEO para a internet interplanetária.

A dissertação foi orientada pelo Prof. Arthur Callado, coordenador do PCOMP, que irá compor a banca de avaliação juntamente com a Profª Paulyne Matthews Jucá (UFC) e os professores Djamel Fawzi Hadj-Sadok (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE) e Gabriel Antoine Louis Paillard (UFC).

Seguindo as recomendações das autoridades de saúde em virtude da pandemia de covid-19, a defesa ocorrerá por videoconferência, através da plataforma Google Meet. Os interessados poderão acompanhar a defesa por meio do link de acesso. A agenda completa das qualificações e defesas de dissertação do PCOMP está disponível no site do programa.

O trabalho a ser apresentado aborda o contexto da comunicação no ambiente espacial. Conforme explica o autor, os avanços tecnológicos tornaram possível enviar diferentes equipamentos para o espaço (foguetes, satélites e sondas), o que resultou em aplicações tais como comunicação via satélite, monitoramento climático e de desastres, sistemas de geolocalização e até missões de exploração e coleta de dados do espaço. Com isso, surgiu a necessidade de uma rede estruturada para envio e recebimento de dados, a qual foi chamada de internet interplanetária.

"Contudo, o espaço não é um ambiente propício ao funcionamento de redes de computadores, envolvendo problemas como grandes distâncias entre os links, grandes e variáveis atrasos, conexões intermitentes e condições climáticas extremas", diz Isaac no resumo da dissertação. Por isso, o trabalho propõe a LAVIE, uma arquitetura baseada em constelações de satélites híbridas, com o intuito de melhorar a transferência de imagens com links espaciais e de ser um modelo de fácil replicabilidade para outros planetas.

SOBRE O PCOMP – O Programa de Pós-Graduação em Computação da UFC, sediado no Campus de Quixadá, foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em outubro de 2018 e teve suas atividades iniciadas em 18 de fevereiro de 2019. O programa conta com três linhas de pesquisa: Algoritmos e Teoria da Computação; Engenharia de Software; e Metodologias e Sistemas de Computação.

SOBRE O CAMPUS – O Campus de Quixadá foi criado em 2006 e iniciou suas atividades em 2007. Além do mestrado em Computação, conta atualmente com seis cursos de graduação, todos na área de tecnologia da informação e comunicação (TIC): Design Digital; Engenharia de Computação; Ciência da Computação; Engenharia de Software; Redes de Computadores; e Sistemas de Informação. Outras informações estão disponíveis no site do campus.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Computação do Campus da UFC em Quixadá – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.