Hospital Universitário Walter Cantídio lança mais uma edição da campanha Novembro Azul

Campanha Novembro Azul alerta para prevenção do câncer de próstata (Imagem: Adobe Stock)O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, lança nesta sexta-feira (13), às 9h, mais uma edição da campanha Novembro Azul – um Alerta do HUWC para a Saúde do Homem. O objetivo da campanha, que segue até 16 de novembro, é lembrar pacientes e colaboradores do hospital da importância da prevenção do câncer de próstata e de outras doenças com maior incidência entre os homens.

A programação prevê ações de conscientização da comunidade hospitalar em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia – Seção Ceará (SBU-CE). Durante a manhã dos dias 13, 14, 15 e 16 de novembro, sempre a partir das 9h, profissionais de enfermagem, alunos da UFC e residentes do Serviço de Urologia do Hospital Universitário Walter Cantídio, sob a orientação de médicos do serviço e professores da Universidade, vão distribuir material informativo e dar orientações a pacientes e colaboradores sobre saúde do homem.

Também serão distribuídos lacinhos na cor azul para espalhar a ideia de conscientização para além do HUWC. Todas as ações respeitam os protocolos recomendados durante a pandemia de covid-19. O Hospital Universitário Walter Cantídio faz parte do Complexo Hospitalar da UFC, sendo gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

NOVEMBRO AZUL – Dirigido à sociedade e aos homens, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças comuns à população masculina.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.

Segundo Alexandre Saboia, urologista do HUWC, além do câncer de próstata, que pode ser curado quando diagnosticado no início, outras duas neoplasias malignas urológicas podem ser absolutamente preveníveis: o câncer de pênis, ainda presente e que pode ser evitado com medidas simples de higiene, como um bom banho diário; e o câncer de bexiga, que tem como medida preventiva o ato de parar de fumar.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário Walter Cantídio – fones: (85) 3366 8183 e 99265 5460