Bibliotecas: Seção de Atendimento a Pessoas com Deficiência realiza ações de inclusão on-line; confira demais serviços

estudante com deficiência visual acessa computador com ferramenta de acessibilidadeNessa sexta-feira (13), às 14h, a Seção de Atendimento a Pessoas com Deficiência (SAPD) do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará realizou a palestra on-line "A arte de incluir", com servidores da UFC e estudantes bolsistas da Seção. A live faz parte do projeto Arte na Propagação de Saberes: Deficiência, Informação e Acessibilidade, que consiste em uma série de ações on-line desenvolvidas durante a pandemia de covid-19 para continuar promovendo a inclusão dos estudantes com deficiência.

As atividades são realizadas a partir do perfil no Instagram e do canal no Youtube da SAPD. Além das lives, são divulgadas nas mídias dicas de filmes, leituras e outras formas de expressão artística que versam sobre a temática da inclusão de pessoas com deficiência.

O objetivo do projeto, bem como o da Seção, é atender a comunidade acadêmica com deficiência em suas demandas por informação científica durante o processo de ensino-aprendizagem, através de ações que efetivam a acessibilidade no Sistema de Bibliotecas da UFC, em parceria com os nove núcleos de atendimento, conforme sua singularidade, e demais unidades acadêmicas envolvidas no processo de inclusão.

As ações on-line foram o formato encontrado pela SAPD para continuar auxiliando os estudantes de forma remota. No entanto, desde 2018 são ofertados produtos e serviços para atender os alunos com deficiência, entre eles estão os serviços de edição e digitalização de textos acadêmicos (livros e artigos científicos) em formato acessível, e o levantamento bibliográfico de literatura acadêmica para usuários com deficiência visual, que são disponibilizados a partir do preenchimento de formulários direcionados a discentes, docentes e servidores técnico-administrativos. Também são oferecidas orientações de pesquisa bibliográfica, que podem ser solicitadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A SAPD conta ainda com catálogos de bases de dados acessíveis que possuem recursos para facilitar a navegação. Esses recursos podem ser utilizados pelos professores para localizar e indicar leituras para os alunos com deficiência. Nos catálogos também são apresentadas informações sobre o acesso ao conteúdo completo do Portal de Periódicos da CAPES, bem como os requisitos de acessibilidade para navegação no portal, onde podem ser localizados arquivos de vários tipos de assuntos em PDF, os quais podem ser lidos pelos programas de leitura de tela utilizados pelos discentes com deficiência visual.

Há também o Catálogo de obras acessíveis, elaborado pela equipe da SAPD em parceria com o Núcleo da Biblioteca Central do Campus do Pici (BCCP). O produto é atualizado continuamente conforme o crescimento do acervo. Caso o estudante tenha interesse em uma das obras, basta encaminhar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando o título de interesse. Já se um professor quiser solicitar a obra para os discentes de sua turma, devem constar no e-mail o título da obra e os dados dos alunos (nome e e-mail) para que o material seja enviado diretamente aos estudantes, conforme a Lei de Inclusão Brasileira nº 13.146, de 6 de julho de 2015; a Lei dos Direitos Autorais nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, e o Tratado de Marraqueche, promulgado por meio do Decreto nº 9.522/2018.

Também fazem parte dos produtos da SAPD o Recurso de Acessibilidade Linguística – Descobrindo a Biblioteca em Libras, atualizado de forma contínua, e a Coleção de Documentos em Formato Acessível (DFA) no Repositório Institucional da UFC, que está sendo desenvolvida pela SAPD e núcleos de acessibilidade instalados nas bibliotecas.

SEÇÃO – Além da divulgação científica entre os estudantes, a Seção de Atendimento à Pessoa com Deficiência vem atuando em uma série de formações voltadas aos servidores da UFC para o atendimento de alunos com esse perfil.

No âmbito do Sistema de Bibliotecas, conta com o apoio dos respectivos gestores da Biblioteca Universitária e da BCH, os bibliotecários Felipe Felipe Ferreira da Silva e Francisco Edvander Pires Santos, no processo de internalização da Política de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Desta forma, a Seção coordena uma rede de atendimento composta por nove bibliotecas da UFC em Fortaleza e no Interior e integra a Rede Brasileira de Estudos e Acervos Adaptados (REBECA), primeira e, até o momento, única rede do Brasil de estudos e conteúdos adaptados para pessoas com deficiência visual, ação entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade de Brasília (UnB) e a UFC.

Localizado na Biblioteca de Ciências Humanas, o setor visa internalizar a Política de Inclusão, criada pela Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, no Sistema de Bibliotecas da UFC. Durante a pandemia, o atendimento da seção é realizado somente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (85) 3366 7655.

Fonte: Clemilda dos Santos, bibliotecária-chefe da SAPD – e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – fone: (85) 3366 7655