Exposição "Arte sob o microscópio" segue até dia 18 com reapresentação de obras premiadas e podcasts

Imagem: Edição do Arte sob o Microscópio em 2019 contou com 35 imagens (Foto: Viktor Braga/UFC)A Liga Acadêmica de Embriologia e Microscopia Aplicada (LAEMA), projeto de extensão vinculado ao Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, realizará, de 1º a 18 dezembro, a edição premium da exposição Arte sob o microscópio. Nesta edição serão reapresentadas as imagens premiadas nas três mostras anteriores, de forma on-line, no perfil do Museu de Arte da UFC (MAUC) no Instagram.

Para a edição 2020, foram produzidos episódios de podcast em que os autores das imagens obtidas por diferentes técnicas de microscopia premiadas explicam os significados de suas obras. Durante os dias de evento, as imagens, breves explicações e os links dos respectivos podcasts serão divulgados no perfil do MAUC no Instagram.

A programação conta ainda com palestra de abertura com o Prof. Paulo Saldiva, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, sobre as lesões pulmonares causadas pelo vírus Sars-cov-2, além de exposição de imagens dessas lesões vistas sob microscópio. A palestra será realizada às 19h pelo canal da LAEMA no YouTube.

Para a Profª Virgínia Girão, idealizadora do evento, os objetivos são revelar a arte por trás da ciência e realizar divulgação científica. Todas as 33 obras reapresentadas farão parte do catálogo virtual de imagens Arte sob o microscópio: imagens para recordar – edição premium 2020, que será lançado durante o evento.

A mostra conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PREX), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais, da Central Analítica da UFC, da Seara da Ciência, do Escritório-Modelo de Design e do Museu de Arte da UFC.

Imagem: As imagens da exposição são selecionadas por meio de concurso (Foto: Viktor Braga/UFC)EXPOSIÇÃO – O evento Arte sob o microscópio é realizado anualmente com o objetivo de apresentar imagens obtidas por diferentes técnicas de microscopia em formato de exposição artística. Podem participar estudantes e profissionais de qualquer instituição de ensino ou pesquisa.

As imagens que serão expostas foram selecionadas por meio de concurso, dividido em três categorias: Microscopia Óptica, Microscopia Óptica Confocal e Microscopia Eletrônica. As obras premiadas são avaliadas a partir dos seguintes critérios: originalidade, impacto visual, qualidade técnica, relevância da imagem para a pesquisa e contribuição para a popularização e divulgação científica e tecnológica.

Os autores das imagens escolhidas para participar da exposição recebem certificados, e são premiados com menção honrosa os melhores classificados em cada categoria, bem como o autor da imagem escolhida por voto popular nos dias da exposição.

Relembre como foi a edição de 2019 da exposição Arte sob o microscópio:

Fonte: Profª Virgínia Girão, do Departamento de Morfologia – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.