Projeto de extensão lança manual com orientações para saúde do trabalhador durante home office

Imagem: O manual está disponível on-line Com a pandemia da covid-19, muitas pessoas precisaram se adaptar ao trabalho remoto. Visando ajudar os trabalhadores a manterem hábitos saudáveis e a organizarem o ambiente doméstico para a realização das atividades laborais, o Projeto de Fisioterapia na Promoção da Saúde do Trabalhador (PROERGON) da Universidade Federal do Ceará elaborou o Manual de ergonomia para uso de dispositivos de tela em home office

Em 22 páginas ilustradas, a publicação aponta a importância de escolher um ambiente adequado e de estabelecer uma rotina para manter as atividades laborais em dia e com saúde. Um dos destaques do manual é a utilização de computadores de mesa, celulares, tablets e notebooks. Além de indicar as posturas mais adequadas para cada dispositivo, a cartilha recomenda que as pessoas “descansem” os olhos a cada 20 minutos de trabalho diante das telas.

Escute reportagem da Universitária FM sobre o assunto.

O manual apresenta ainda a necessidade de pausas curtas durante as atividades laborais e indica alguns alongamentos para serem feitos durante esses intervalos. Outro ponto abordado na publicação é a importância de manter uma alimentação saudável, uma boa noite de sono e a prática de atividades físicas.

O material foi produzido pelos estudantes de Fisioterapia Elisa Gomes, Erik Cruz, Jenni de Almeida, Kettleyn Paiva, Lara Feitosa, Mikaely Melo; e pelos fisioterapeutas José Edmilson Gomes e Maria José Lima. A organização da publicação ficou a cargo dos docentes do Curso de Fisioterapia Rodrigo Fragoso, coordenador do PROERGON, e Patrícia Collares.

Além da cartilha, a equipe do projeto também divulga em suas redes sociais informações relacionadas aos cuidados com a saúde do trabalhador. No Instagram @proergonufc é possível, por exemplo, encontrar postagens sobre os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORTs) e sobre as formas de prevenção da síndrome da visão de computador (SVC).

 SAIBA MAIS – O PROERGON é um projeto de extensão do Departamento de Fisioterapia que desenvolve ações de promoção à saúde e prevenção de doenças ocupacionais em trabalhadores. As ações são voltadas à educação em saúde, abordando temas como rotina de trabalho, hábitos de vida saudáveis, prática de ginástica laboral e adaptações ergonômicas.

A iniciativa surgiu em 2015 com a necessidade de dar suporte aos trabalhadores em suas atividades laborais, principalmente na prevenção de doenças. Ao todo, mais de 500 trabalhadores já participaram das ações promovidas pelo projeto.

Fonte: Prof. Rodrigo Fragoso de Andrade, coordenador do PROERGON – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.