Procurar no portal

UFC e você contra o mosquito

Simpósio Internacional PRINT CAPES de Neurociências será realizado de forma on-line de 2 a 4 de dezembro pela UFC; saiba como participar

Imagem de divulgação do Simpósio Internacional PRINT Capes de Neurociências (Imagem: Getty Images/iStockphoto)Será realizado, nos próximos dias 2 a 4 de dezembro, o I Simpósio Internacional PRINT CAPES de Neurociências. O evento reúne cientistas de importantes centros de pesquisa dos Estados Unidos, Inglaterra, Suécia, Portugal e Brasil. Em paralelo, também ocorre o III Simpósio Luso-Brasileiro de Neurociências.

O evento será gratuito, totalmente on-line e com direito a certificado. O Simpósio pretende reforçar uma agenda estratégica de internacionalização dos programas de pós-graduação médicos da UFC, ampliando laços com centros internacionais de pesquisa. "Nosso objetivo é garantir o fortalecimento da rede de pesquisas translacionais em neurociências da UFC", explica o Prof. Reinaldo Oriá, do Comitê Organizador do evento.

As atividades dos simpósios são promovidas dentro do projeto Fortalecimento da Rede de Pesquisa Translacional em Neurociência na Universidade Federal do Ceará, do Programa Institucional de Internacionalização (PRINT), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

Na pauta, estão temas como neuroimunologia, neuroimagem, doenças neurodegenerativas e neuropsiquiátricas, desordem do sono e acidente vascular cerebral. Serão 16 palestrantes, incluindo pesquisadores de centros como a Universidade de Liverpool (Reino Unido), de Coimbra e de Lisboa (ambas em Portugal), da Califórnia, de Washington, do Texas, de Pittsburgh, da Virgínia e da Louisiana (todas nos EUA), Universidade de Gothenburg (Suécia), além da Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Pará (UFPA) e da própria UFC.

O evento terá como abertura a palestra do Prof. John Quinn, da Universidade de Liverpool, sobre novas variantes genéticas do sistema nervoso central e o risco de doenças, tendo como mediador o Prof. Reinaldo Oriá, coordenador científico do evento. No dia 2, ainda haverá uma sessão científica com o tema "AVC e doenças neurovasculares" e uma segunda sessão com o tema "Neuroinflamação e neurogênese".

No dia 3, haverá sessões "Desordens neuropsiquiátricas e intervenções" e "sono e distúrbios do sono". Já no dia 4, o tema será "Neurodesenvolvimento e desordens neurodegenerativas". A programação completa pode ser acessada no site do simpósio. Já as inscrições estão disponíveis neste link e os resumos podem ser submetidos até o dia 25 .

Fonte: Prof. Reinaldo Oriá, coordenador científico do simpósio – fone: (85) 3366 8239 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300