Procurar no portal

Com apoio institucional da UFC, 30º Cine Ceará será de 5 a 11/12; confira programação virtual e presencial

Imagem: Cena do filme "A morte habita à noite", que será exibido na abertura do evento (Foto: Mariana Nunes) Com mais de 50 filmes, entre longas e curtas-metragens, o Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema realiza sua 30ª edição em um formato inédito. Pela primeira vez, transpõe a programação para além das salas de exibições e de debates, chegando à web e à televisão. O evento tem apoio institucional da Universidade Federal do Ceará.

O que poderia ser uma restrição vai proporcionar ao festival a possibilidade de ter parte de suas atividades acompanhadas por públicos de outros estados ou países. Com realização de 5 a 11 de dezembro, o 30º Cine Ceará terá programação presencial no Cineteatro São Luiz, respeitando os protocolos de reabertura para cinemas do Governo do Ceará; no Canal Brasil – no serviço de streaming Canais Globo; no canal do festival no Youtube e na TV Ceará (TVC)

Para a programação no Cineteatro São Luiz, de 6 a 10 de dezembro, os ingressos serão distribuídos gratuitamente através do site Bilheteria Virtual. O link poderá ser acessado através do site do Cine Ceará. Cada ingresso conterá um QR Code que deverá ser apresentado na entrada do cinema. Para a abertura e encerramento do evento o acesso será restrito a convidados. A capacidade do local estará limitada de acordo com os protocolos de biossegurança.

COMPETITIVA IBERO-AMERICANA DE LONGA-METRAGEM (Cineteatro São Luiz e on-line no Canal Brasil) – No dia 5, às 20h, começa a Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem, que diariamente será presencial no Cineteatro São Luiz e transmitida simultaneamente on-line pelo Canal Brasil.

O filme que abre a mostra é A morte habita à noite, de Eduardo Morotó, inspirado em contos do autor Charles Bukowski, com Roney Villela, Mariana Nunes, Endi Vasconcelos, Rita Carelli e Pedro Gracindo no elenco. Será a primeira exibição do filme no País. Antes, será transmitida na tela do cinema a solenidade de abertura da 30ª edição do Cine Ceará.

No domingo (6), a partir das 19h, serão exibidos mais dois dos sete longas da Competitiva Ibero-Americana. A noite começa com Las buenas intenciones (As boas intenções), de Ana García Blaya. Em seguida, será exibida a produção brasileira Última cidade, ficção do cearense Victor Furtado em première mundial.

Érase una vez en Venezuela (Era uma vez na Venezuela), documentário de Anabel Rodríguez, é o longa de segunda-feira (7). A coprodução Venezuela-Reino Unido-Áustria-Brasil, que chega ao Brasil pelo Cine Ceará, foi selecionada pela Venezuela para concorrer ao Oscar 2021. Será exibida às 20h.

A mostra segue com o documentário Nazinha olhai por nós, de Belisario Franca, em première mundial no Cine Ceará, com exibição na terça-feira (8), às 20h. O filme é uma coprodução GloboNews, Globo Filmes e Canal Brasil sobre presidiários que aguardam um indulto para celebrar o Círio de Nazaré (PA).

Na quarta-feira (9), no mesmo horário, a mostra exibe Blanco en blanco (Branco no branco), de Théo Court, coprodução Chile-Espanha-França-Alemanha. Na quinta-feira (10), será a vez do documentário autobiográfico A media voz (A meia voz), de Heidi Hassan e Patricia Pérez Fernández.

COMPETITIVA BRASILEIRA DE CURTA-METRAGEM (On-line no Canal Brasil) – Além de transmitir a Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem, o Canal Brasil será a única plataforma de exibição dos filmes da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem. Os 15 curtas poderão ser assistidos a qualquer momento, de 5 a 11 de dezembro.

Estão na mostra filmes de nove estados, dentre os quais os cearenses A beleza de Rose, ficção de Natal Portela, e Não te amo mais, documentário de Yasmin Gomes, além das ficções pernambucanas Inabitável, de Matheus Farias e Enock Carvalho, A nave de Mané Socó, de Severino Dadá e mais outra série de obras, com programação completa disponível no site do evento.

Imagem: Três curtas da Mostra Olhar do Ceará são de alunos ou egressos do ICA, dentre os quais "Cidade Pacata", de Ezequias Andrade (Foto: divulgação)MOSTRA OLHAR DO CEARÁ (Cineteatro São Luiz, Canal do Cine Ceará no Youtube e TV Ceará) – A Mostra Olhar do Ceará selecionou este ano 26 produções, sendo quatro longas e 22 curtas-metragens do total de 121 inscritos. Dentre os selecionados, 30% têm direção de mulheres.

No Cineteatro São Luiz o festival exibe, de 7 a 10 de dezembro, sempre às 14h, os quatro longas-metragens. No dia 7, será Cabeça de nêgo, drama de Déo Cardoso; no dia 8, o documentário Swingueira, coprodução Ceará-Bahia de Bruno Xavier, Roger Pires, Yargo Gurjão e Felipe de Paula; no dia 9 é a vez de Pajeú, ficção de Pedro Diógenes, egresso da primeira turma do curso Realização em Audiovisual da Vila das Artes, de Fortaleza; e no dia 10, Rio de vozes, coprodução Bahia-Pernambuco que tem direção da cearense Andrea Santana e de Jean-Pierre Duret.

Os curtas-metragens da Mostra Olhar do Ceará terão exibições no canal do Cine Ceará no Youtube, de 5 a 10 de dezembro, e na TV Ceará, em datas e horários a confirmar. No Youtube, eles serão distribuídos em oito sessões, cada uma delas disponível para acesso durante um dia da programação, sempre das 9h às 22h. A lista dos filmes que compõem cada sessão pode ser consultada no site do festival

Imagem: Cena de "Todos nós moramos na rua", de Marcus Antonius Melo (Foto: divulgação)Três dos 22 curtas são de alunos ou egressos do Curso de Cinema e Audiovisual do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC). São eles: Cidade pacata, de Ezequias Andrade; Santa mãe, de Thiago Barbosa; e Todos nós moramos na rua, de Marcus Antonius Melo. Há outros seis curtas de alunos ou egressos da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e dos Cursos Básicos de Cinema do Porto Iracema das Artes. 

A lista completa dos curtas a serem exibidos na Mostra Olhar do Ceará pode ser vista no site do Cine Ceará.

MOSTRAS SOCIAIS (TV Ceará) – Anualmente o festival recebe um grande público para as exibições das mostras sociais Melhor Idade, O Primeiro Filme A Gente Nunca Esquece e Acessibilidade. Para contribuir com o isolamento social, o festival migra as três mostras nesta edição para a TV Ceará (TVC). Será no dia 6 de dezembro, respectivamente às 19h, 20h35min e 22h25min.

Na Mostra Melhor Idade será exibido o longa-metragem Violeta al fin (Violeta ao fim. Drama. 87'. Costa Rica-México. 2017), com direção da cineasta costarriquenha Hilda Hidalgo. Os Under-Undergrounds, O Começo (Animação. 100'. Brasil. 2018), do cineasta Nelson Botter Jr., é o filme da Mostra O Primeiro Filme A Gente Nunca Esquece, dedicada ao público infantil. A Mostra Acessibilidade exibe, com legenda descritiva, o filme Um dia para Susana (Documentário. 85'. Brasil. 2018), dos diretores Rodrigo Boecker e Giovanna Giovanini, e que conta a história de superação da triatleta Susana Schnarndorf.

MOSTRA HÁBITOS (Canal do Cine Ceará no Youtube) – Filmes de curta-metragem produzidos com imagens captadas em aparelho celular e dispositivos móveis estão na Mostra Hábitos, realizada pelo 30º Cine Ceará em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE). A ideia da mostra é despertar para as formas de contato que as pessoas têm com a água e a capacidade de cuidar.

Os cinco trabalhos selecionados serão conhecidos durante o festival e disponibilizados de 5 a 11 de dezembro no canal do evento no Youtube. O vencedor será anunciado na noite de encerramento.

DEBATES (Canal do Cine Ceará no Youtube) – Nesta edição todos os debates sobre os filmes das mostras competitivas serão exibidos no canal do Cine Ceará no Youtube, com a participação de críticos de cinema e realizadores dos filmes participantes.

Do dia 6 até o dia 10, sempre às 9h30min, serão realizados os debates sobre os filmes da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem. A cada dia o debate será sobre três dos 15 filmes selecionados. Os debates sobre os longas da Competitiva Ibero-Americana acontecerão às 11h, diariamente, até a data de encerramento do evento. À tarde, às 14h e às 16h, ocorrerão os debates sobre os curtas e longas da Mostra Olhar do Ceará.

Imagem: Cena do filme "O silêncio da chuva" (Foto: M Viana)EXIBIÇÃO ESPECIAL (Cineteatro São Luiz) – Na noite de encerramento da 30ª edição, no dia 11, o Cine Ceará exibe, unicamente no Cineteatro São Luiz, em sessão hors-concours, o longa brasileiro O silêncio da chuva, de Daniel Filho.

Inspirado no romance policial de Luiz Alfredo Garcia-Roza, o filme narra a saga do detetive Espinosa (Lázaro Ramos) e da policial Daia (Thalita Carauta) em solucionar o mistério que envolve a morte do executivo Ricardo (Guilherme Fontes), encontrado baleado sentado ao volante de seu carro, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro.

ENCERRAMENTO E PREMIAÇÃO (Cineteatro São Luiz, Canal do Cine Ceará no Youtube e TV Ceará) – As solenidades de encerramento e premiação do 30º Cine Ceará serão exibidas no dia 11, a partir das 21h30min, simultaneamente no Cineteatro São Luiz, no canal do festival no Youtube e na TV Ceará (TVC). Na ocasião, serão anunciados os vencedores das mostras competitivas.

O 30º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira.

Conta com o Canal Brasil como Exibidor Oficial, com o apoio cultural da Cegás, CTAV e UNIFOR. Tem ainda o patrocínio VIP da Indaiá e Esmaltec e o patrocínio da CAGECE, Adria e Piraquê, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Agradecimentos: Enel.

Mas informações estão no site www.cineceara.com e nos perfis do evento no Instagram (@cineceara), Facebook e Youtube.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Cine Ceará ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300