Liga Acadêmica de Cuidado Espiritual em Saúde promove curso, lives e atendimento on-line durante pandemia

Imagem:  Para o Prof. Michell Ângelo Marques Araújo, coordenador da LACES (à direita), e demais integrantes da Liga, a saúde física é tão importante quanto a saúde espiritual (Foto: Acervo da LACES)No contexto da pandemia da covid-19 e entendendo que a saúde espiritual é tão importante quanto a saúde física, a Liga Acadêmica de Cuidado Espiritual em Saúde (LACES), projeto de extensão vinculado ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, vem realizando ações on-line como curso, lives e até mesmo atendimentos individuais sobre o cuidado espiritual.

O coordenador da LACES é o Prof. Michell Ângelo Marques Araújo, enfermeiro e docente do Departamento de Enfermagem.

Através do perfil da Liga no Instagram (@laces.ufc) e do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., a pessoa interessada pode agendar atendimentos, que consistem em uma conversa qualificada por meio de chamadas de vídeos e possíveis intervenções de enfermagem com aplicação de práticas integrativas.

REIKI A DISTÂNCIA – Se antes da pandemia as pessoas recebiam o Reiki presencialmente no Ambulatório da Liga, localizado no Laboratório de Práticas Alternativas em Saúde (LABPAS), do Departamento de Enfermagem da UFC, no Campus do Porangabuçu, agora os interessados podem ser beneficiadas com essa terapia a distância. O envio, com as orientações, é feito a partir de autorização e resposta do formulário, que pode ser acessado através do perfil da LACES no Instagram. Os integrantes da Liga esclarecem que o recebimento do Reiki a distância funciona igualmente ao recebimento presencial, uma vez que esta técnica é uma energia universal que consegue chegar até àqueles a quem é direcionada.

Também pelo Instagram, a Liga promoveu, ao longo deste ano, lives com a participação de conceituados profissionais em rodas de conversa para tratar de temas relacionados à espiritualidade em tempos de pandemia, às linguagens do amor, ao autoconhecimento no período de isolamento social e à astrologia no campo espiritual.

Em seu trabalho, a Liga segue – desde antes da pandemia – diversas trilhas que foram temas nas lives, com destaque para a Tanatologia, o estudo da morte e do morrer, especialmente em seus aspectos psicológicos e sociais, com o intuito de humanizar as relações no momento da morte. Há também a trilha sobre Eneagrama que consiste em um mapa de autoconhecimento e instrumento de compaixão usado para si e para os outros em que é possível conhecer fragilidades, vícios e caminhos da personalidade e da essência humana.

Outra trilha tratada é a Constelação Familiar, abordagem psicoespiritual de observação dos processos internos da família. A última trilha desenvolvida é o Reiki, técnica considerada como terapia integrativa em que o terapeuta estende suas mãos sobre partes do corpo do paciente para canalizar energia vital universal, a fim de restaurar o equilíbrio físico, regularizar suas funções vitais e equilibrar o campo mental e emocional.

CURSO – Cuidado Espiritual em Saúde – Espiritualidade para Nossos Dias – Cuidar de Si, Cuidar do Outro é o curso iniciado pela Liga em agosto, a ser concluído em dezembro. De acordo com o coordenador da LACES, Prof. Michell ngelo Marques Araújo, a iniciativa obteve notável adesão. Ele registra a participação de pessoas do Ceará, de outros estados brasileiros (Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul e Amazonas) e até de outros países como Portugal e Argentina.

Estruturado em nove encontros, o curso vem abordando aspectos antropológicos da espiritualidade, a presença e a ausência da religião como caminho espiritual, os desvios da espiritualidade, os cuidados com a saúde espiritual e as aplicações da espiritualidade em diversas áreas, além de práticas e vivências espirituais. O valor que foi arrecadado com as inscrições foi destinado à doação para a Casa TRANSformar, de acolhimento LGBTQIAP+. O professor adianta que no planejamento da Liga para 2021 será discutida a realização de outras lives e cursos.

SAIBA MAIS – A Liga Acadêmica de Cuidado Espiritual em Saúde (LACES) foi fundada em dezembro de 2014, sendo as atividades iniciadas em 2015. O intuito é o de reunir estudantes, profissionais e professores interessados em conhecer e implementar ações de cuidado espiritual em saúde. O projeto de extensão propõe discutir a integração de todas as formas de conhecimento para cuidar espiritualmente de pessoas enfermas nos diferentes ciclos vitais que vivenciam a dor, o sofrimento ou a iminência de morte.

Outras informações podem ser obtidas no Instagram da Liga (@laces.ufc) ou no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Michell Ângelo Marques Araújo, coordenador da LACES – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.