Projeto do Departamento de Biologia é aprovado em primeiro lugar no programa Centelha

As pesquisadoras Bella Giselly e Bárbara Quintela, segurando certificado de incubação no PADETEC (Foto: Arquivo pessoal)O projeto BioClinex, idealizado no Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará, foi selecionado, em primeira colocação, em edital do programa Centelha, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores no Brasil.

Criado no Laboratório de Ecologia Microbiana e Biotecnologia (LEMBIOTECH) e executado pela startup Biotech4Life, o BioClinex é um biorremediador ambiental que promove a descontaminação de solos de manguezais impregnados com petróleo e derivados. O projeto é desenvolvido pelas pesquisadoras da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) Bella Giselly e Bárbara Quintela e pelas professoras Denise Hissa e Vânia Melo.

Com a aprovação no programa Centelha, a iniciativa, que já integra a incubadora de empresas do Parque de Desenvolvimento Tecnológico da UFC (PADETEC), passará a receber apoio para seu desenvolvimento, por meio de capacitações, recursos financeiros e orientação para transformação das ideias em um negócio de sucesso.

Ouça matéria sobre o BioClinex produzida pela rádio Universitária FM

A remediação de ecossistemas contaminados por petróleos e derivados já era estudada no laboratório, mas a partir do vazamento de óleo no Nordeste em 2019 as pesquisas ganharam força, resultando no BioClinex, que utiliza um consórcio de bactérias degradadoras de petróleo, imobilizadas em quitosana, para acelerar a decomposição do poluente.

Com eficiência já testada em escala de laboratório, em água do mar e em solos, o produto tem ainda a vantagem de ele próprio ser biodegradável, pela matriz de quitosana que possui, fornecendo nutrientes para a comunidade de bactérias do solo, estimulando-as e contribuindo para a redução de impactos ambientais.

"Existem poucos produtos registrados e eles usam microrganismos importados, ou seja, que podem não se desenvolver tão bem em condições ambientais diferentes das suas origens", explica Bella Giselly. "O diferencial do nosso produto é o uso de microrganismos customizados, isolados do ambiente contaminado e devolvidos para esse ambiente. Quando esse microrganismo retorna para o campo, ele retorna para seu local, sem passar por fase de adaptação e sem sofrer competição com a microbiota local".

A pesquisadora acredita que o BioClinex pode estar inserido no mercado dentro de dois anos, após passar pelo período de incubação no PADETEC e ter protótipo validado.

"Estamos dando os primeiros passos como startup de soluções biotecnológicas e firmando parcerias. Esperamos aperfeiçoar e desenvolver nosso protótipo de produto, divulgá-lo e encontrar os clientes que queiram investir na produção em escala", projeta.

CENTELHA – O programa é uma iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). É operado pela Fundação CERTI, sendo executado no Ceará pela FUNCAP.

Ao todo, oito projetos da UFC foram aprovados no edital do Centelha. O Campus da UFC em Quixadá foi o destaque, com três projetos. São eles: Sitiá: Monitoramento, Controle e Gestão para Fazendas Produtoras de Camarão, por João Lucas Cruz; Sistema para Acompanhamento de Paciente por Diferentes Profissionais, por Sidartha Azevedo; e Bilingua – Libras e Português, por Lucas Oliveira. Todos desenvolvidos no Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE) da UFC em Quixadá.

Também foram aprovados os projetos Uso da Medicina Personalizada na Anemia do Idoso: Prevenção do Câncer, por Roberta Taiane Oliveira; TecDerm: Curativos de Alta Performance para Tratamento de Feridas, por Fábia Karine Andrade; e Scan 3-D na Indústria, por Marcus Davi Forte. Além desses, o projeto Ranking das Estruturas contou com a participação do Prof. Augusto Albuquerque, pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da UFC.

Fonte: Bella Giselly, doutoranda da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.