Procurar no portal

Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da UFC beneficia 100 municípios

Imagem: uma criança com farda escolar a aprece de costas, olhando para a tela de um computadorSe "a gente é o que a gente come", então que bons hábitos alimentares sejam incentivados desde a infância. Neste sentido o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE) da Universidade Federal do Ceará cumpre bem esse papel junto a alunos da educação básica pública ao planejar e executar ações que movimentam toda uma rede envolvendo academia, escolas, prefeituras e setores como o da agricultura familiar, contribuindo para a formação e a atuação de agentes sociais direta ou indiretamente envolvidos na importante questão da merenda escolar.

Mesmo em um ano desafiador como o de 2020, o CECANE-UFC vem obtendo êxitos com o Projeto Apoio à Segurança Alimentar e Nutricional, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Sediado na Faculdade de Educação (FACED), o Centro é coordenado pelo Prof. José Arimatea Barros Bezerra e tem sua gestão administrativa e financeira a cargo da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), contratada para essa função. De acordo com ele, para 2021 as projeções são favoráveis, com a expansão das atividades para além do Ceará. A convite do FNDE, o CECANE-UFC passará a atuar também no estado de Pernambuco.

Criado há cinco anos, o CECANE UFC tem o diferencial de ser, entre os 17 CECANEs existentes no Brasil, o único a estar baseado numa faculdade de educação. Os demais, informa o Prof. José Arimatea, “são ligados a escolas ou departamentos de Nutrição de instituições federais de ensino superior (IFES)”. E dá para se medir a importância de centros assim, uma vez que falar em merenda escolar é falar na busca por alimentos mais naturais e menos industrializados; no incentivo a produtores locais; na educação de crianças e, por extensão, de seus familiares; na formação de educadores, gestores públicos, além de cidadãos e cidadãs que possam atuar nos Conselhos de Alimentação Escolar municipais de forma cada vez mais consciente e preparada, colaborando também para a correta aplicação dos recursos públicos.

Com as adaptações das metodologias ao formato remoto neste ano de pandemia, o coordenador destaca a realização de três grandes ações (às quais ele se refere como sendo produtos) do CECANE-UFC. O primeiro é monitoramento e assessoria a 20 municípios cearenses, de todas as regiões do Estado, em relação ao Programa Nacional de Alimentação Escolar e à Secretaria de Educação do Ceará. "Em cada evento de monitoramento de um município, cinco outros circunvizinhos são envolvidos numa atividade de formação para atores sociais do PNAE. Isso significa que, pelo menos 100, dos 184 municípios do Ceará, foram beneficiados com a formação em monitoramento", diz. A previsão é de que a atividade chegou a cerca de 950 pessoas – entre gestores municipais e escolares, professores, nutricionistas, conselheiros de alimentação escolar e agricultores familiares – ligadas direta ou indiretamente ao Programa.

Imagem: grupo de pessoas sentadas e em pé posam pra fotoO segundo produto são "oficinas regionais para o levantamento da demanda da alimentação escolar e da produção da agricultura familiar para a boa execução do PNAE". As oficinas beneficiam 28 municípios do Ceará que, segundo o Prof. José Arimatea, "não têm conseguido cumprir o dispositivo da Lei nº 11.947/2009, que determina que pelo menos 30% do valor anualmente repassado pelo FNDE para o município deve ser utilizado na compra de gêneros da agricultura familiar". Ao envolver a gestão municipal do PNAE e os agricultores familiares e suas representações, o assessoramento em cada um desses municípios compreende "uma caracterização geral e outra específica em termos de vocação agrícola e as dificuldades enfrentadas, gerando um diagnóstico e um plano de ação orientando como superar os problemas que impedem a referida compra", esclarece ele.

O terceiro produto é voltado à formação de conselheiros de alimentação escolar, com o objetivo de fortalecer o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) como instância de controle social do PNAE. "Todo município tem que ter um CAE. O produto está em realização e deve atingir 180 conselheiros pertencentes a 60 municípios do Ceará", informa o coordenador.

Para ele, "mesmo o projeto 2020 tendo sido prorrogado até abril de 2021, por causa da situação sanitária, até janeiro de 2021 todas as metas serão atingidas, algumas das quais ultrapassando em número o que fora previsto no plano de trabalho pactuado entre FNDE e UFC. Isso significa: monitoramento e assessoria de 20 municípios e a SEDUC; realização de 28 oficinas de agricultura familiar e formação de 100 conselheiros CAE".

EXPANSÃO – O coordenador destaca que, com a experiência e os resultados satisfatórios do CECANE-UFC ao longo de seus cinco anos, o FNDE propôs o aumento da área geográfica de atuação do Centro em 2021. "Conforme proposta em tramitação, passaremos a monitorar e assessorar municípios de Pernambuco, estado onde não há CECANE. Então, será dada continuidade à função [do CECANE-UFC] de prestar assessoria técnica especializada à política de alimentação escolar nos municípios cearenses (e pernambucanos), contribuindo para a garantia de acesso à alimentação saudável nas escolas das redes públicas e, consequentemente, da segurança alimentar e nutricional dos alunos".

Para o próximo ano também será ampliada a participação dos estudantes da UFC no CECANE, com a inclusão de alunos de pós-graduação. Como não se sabe ainda como estará a epidemia, o coordenador comenta que "a execução dos produtos será híbrida, com previsão de atividades presenciais somente a partir de meados do ano, após a normalização da situação de emergência sanitária, o que deverá ocorrer com a imunização da população contra a covid-19".

ALIMENTAÇÃO – Ele explica que nos dois primeiros anos de criação, o CECANE atuou como unidade acadêmica especializada na execução somente de produtos educativos e pedagógicos. Dessa época, o coordenador cita a criação do jogo pedagógico digital sobre Educação Alimentar e Nutricional (EAN) denominado Sementes de Educação Saudável (SEEDS); elaboração de livro sobre EAN publicado pelas Edições UFC e FNDE; além da realização de formações presenciais e EaD para nutricionistas, conselheiros de alimentação escolar e agricultores familiares. O livro e o jogo podem ser acessados no site do FNDE.

Foi em 2018 que o CECANE-UFC iniciou sua nova fase, com a realização das atividades de monitoramento e assessorias a municípios, e as oficinas sobre aquisição de gêneros da agricultura para a alimentação escolar já mencionadas.

Ele acrescenta que, em 2019, o CECANE-UFC e o Curso de Gastronomia desenvolveram o produto Hortas Escolares e Oficinas Sal com Ervas (preparação que ajuda a diminuir o consumo do sal de cozinha convencional). Na época foram implantadas hortas em seis escolas da educação básica de Fortaleza, das redes municipal e estadual de ensino. "Os resultados estão sendo avaliados pelo FNDE para verificação de viabilidade de replicação pelos outros 16 CECANEs", acentua. Outro bom resultado é que "com esse último produto, pode-se observar a ocorrência de plantio de pequenas hortas na casa de alunos, após a participação nesse produto, e também o uso familiar do sal com ervas", diz.

EQUIPE – A equipe atual do CECANE é formada pelo coordenador, Prof. José Arimatea Barros Bezerra, da Faculdade de Educação; pela subcoordenadora, Profª Eveline Alencar, do Curso de Gastronomia do Instituto de Cultura e Arte (ICA); a assessora técnica, Enóe Cunha de Moraes, servidora técnico-administrativa aposentada da FACED/UFC, além de seis estudantes estagiários de graduação dos cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos e Gestão de Políticas Públicas; seis agentes PNAE, profissionais contratados como prestadores de serviços especializados: quatro nutricionistas, um administrador e uma economista doméstica. A seleção dos profissionais se dá por meio de currículo, avaliação escrita e didática, regulados por edital público.

Fonte: Prof. José Arimatea Barros Bezerra, coordenador do CECANE-UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300