Pesquisadores da UFC promovem evento internacional on-line sobre Gastroenterologia na sexta (4)

O Prof. Daniel SifrimProfessores da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará e da Unidade de Endoscopia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) promovem, na próxima sexta-feira (4), a partir das 10h, o evento internacional on-line "O que há de novo na Doença do Refluxo Gastroesofágico e na Desordem da Motilidade Esofágica".

A live contará com a participação do professor visitante na UFC Daniel Sifrim, do Queen Mary University of London, e do Prof. Uday Goshal, do Sanjay Gandhi Postgraduate Institute of Medical Sciences, da Índia. O evento é gratuito, aberto ao público e dispensa inscrições. Para acessá-lo, basta se conectar ao canal no YouTube da empresa Alacer Biomédica, patrocinadora do encontro.

Os pesquisadores apresentarão novas técnicas de investigação do trato gastrointestinal. O Prof. Sifrim explicará como funciona a pH-impedanciometria, técnica útil na avaliação do refluxo gastroesofágico, sendo seguido pelo Prof. Goshal, que falará sobre manometria de alta resolução.

Na sequência, o Prof. Ricardo Brandt (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto) e a médica Carla Granja Andrade (Hospital 9 de julho) discutirão a conduta de casos clínicos. O evento terá a mediação do Prof. Marcellus Souza e supervisão do Prof. Miguel Souza, ambos do Departamento de Medicina Clínica da FAMED e pesquisadores vinculados ao Instituto de Biomedicina no Semiárido Brasileiro (INCT-IBISAB).

INTERNACIONALIZAÇÃO – O evento faz parte do projeto "Internacionalização da UFC em pesquisa translacional e epidemiológica em Neurogastroenterologia", do Programa Institucional de Internacionalização (PRINT), da CAPES.

O programa atua como um "guarda-chuva", promovendo várias ações de intercâmbio científico e reforçando redes de pesquisa entre grupos cearenses e de importantes instituições internacionais.

Entre essas parcerias, há forte intercâmbio com respeitados pesquisadores da Gastroenterologia, como o Prof. Richard Guerrant, da Universidade de Virgínia (EUA); Prof. David Criddle (Universidade de Liverpool, Reino Unido) e o Prof. Jonathan Swann (do Imperial College, do Reino Unido). O próprio Prof. Sifrim atua como professor visitante na UFC, onde desenvolve trabalhos com grupos de pesquisa de da FAMED e do HUWC.

Fonte: Prof. Armênio Aguiar, da Faculdade de Medicina, vice-coordenador do projeto – fone: (85) 3366 8345