Secretaria de Cultura Artística recebe reitor e apresenta balanço de oito meses de gestão

Imagem: Visita foi iniciada por uma apresentação do Teatro Universitário, equipamento cultural no qual está instalada a SECULT-ARTE (Foto: Ribamar Neto/UFC)Ainda com o objetivo de conhecer de perto a atuação dos órgãos vinculados à administração superior, o reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, visitou nessa quarta-feira (2) a Secretaria de Cultura Artística da UFC (SECULT-ARTE). Acompanhado do assessor do Gabinete do Reitor, Prof. Ademar Gondim, ele foi recebido pela diretora da SECULT-ARTE, Maria Pinheiro Pessoa; pelo vice-diretor da secretaria, Francisco Alves de Miranda; pela diretora do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA), Profª Juliana Carvalho; e pela produtora cultural da secretaria, Lady Dayana Silva de Oliveira.

"A intenção da visita era apresentar o balanço de realizações desde a nomeação dos novos gestores, em março deste ano, e também mostrar como a gente se reinventou nesse período. Algumas poucas atividades que só tinham como acontecer presenciais foram suspensas, mas a grande maioria foi adaptada para o digital. Também compartilhamos hoje quais são os nossos planos para os próximos meses", explicou a diretora Maria Pinheiro.

A visita foi iniciada por uma apresentação do Teatro Universitário, equipamento cultural no qual está instalada a Secretaria. A Profª Juliana Carvalho resgatou um pouco da história e orientou o percurso pelos ambientes técnicos do espaço, que comporta 120 espectadores e, por não ter cadeiras fixas, pode ser adaptado para realização de espetáculos presenciais com distanciamento social do público.

"Foi muito importante essa vinda do reitor, essa atitude de olhar para a cultura na UFC de um jeito diferente e também o interesse em ampliar, melhorar e potencializar esse espaço [o Teatro Universitário]. É um equipamento que teve um papel histórico no teatro cearense, foi sempre um espaço de vanguarda. E continua fazendo uma ponte, ao mostrar para a sociedade o que é produzido artisticamente na Universidade", ponderou a Profª Juliana Carvalho.

Confira outras imagens da visita no Flickr da UFC

Em seguida, o grupo percorreu alguns espaços destinados a atividades práticas dos cursos de graduação em Dança e Teatro, como a sala José Humberto Cavalcante, e a estrutura administrativa da SECULT-ARTE, responsável por gerenciar 100 estudantes contemplados com a Bolsa-Arte e vários equipamentos culturais da Universidade.

Uma atenção especial foi dada às necessidades estruturais tanto da própria SECULT-ARTE, quanto dos equipamentos a ela vinculados, como o TUPA e a Casa de José de Alencar, espaço tombado. "Cupins e infiltrações são problemas que devemos resolver o quanto antes. A gente sabe que é necessário manutenção e luta por ela. É tudo patrimônio da Universidade. Melhorias vão potencializar o uso e permitir que possamos atender melhor a comunidade universitária e a sociedade", justificou Maria.

Imagem: A diretora Maria Pinheiro apresentou aos gestores o balanço de realizações de sua gestão à frente da Secretaria (Foto: Ribamar Neto/UFC)A questão da acessibilidade não só no teatro como também em outros equipamentos deverá ser priorizada, segundo o reitor. "Quando assumi como diretor da Faculdade de Direito, era um ambiente hostil para a pessoa com deficiência. Agora, está tudo adequado, o acesso a auditórios, passagem entre blocos, os estacionamentos... Temos que estender isso a toda a Universidade", afirmou o Prof. Cândido Albuquerque, ressaltando que uma obra de cerca de R$ 2 milhões, anunciada no pacote de investientos da gestão, tornará o Campus do Benfica totalmente acessível.

Na parte final do encontro, a diretora Maria Pinheiro apresentou aos gestores o balanço de realizações de sua gestão (que acaba de completar oito meses) à frente da Secretaria. Na exposição, foi mencionado o extenso rol de atividades durante a pandemia, como o envio periódico do Informativo Cultural, realização de várias edições on-line do Circuito UFC Arte, edição remota do VI Encontro de Cultura Artística, lançamento da Rádio Secult-Arte/UFC nas plataformas Spotify e Deezer, promoção de lives alusivas aos 65 Anos da UFC no Youtube e acompanhamento de bolsistas e projetos culturais no período de suspensão das atividades presenciais.