Procurar no portal

UFC leva ações e projetos inovadores para a 4ª Feira do Conhecimento Digital, que segue até sexta-feira (11)

Neste ano de pandemia da covid-19, a Universidade Federal do Ceará preparou uma série de 18 conteúdos atraentes e inovadores para participar, como expositora, da 4ª Feira do Conhecimento Digital (FdC Digital), promoção da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE). O evento começa na próxima quarta-feira (9) e segue até sexta-feira (11), em formato totalmente virtual, inclusive com recursos em 3D. Entre as atrações da UFC está a realização de uma live no dia 10, às 9h, via Google Meet, sobre tudo o que Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, sediado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, tem a oferecer à sociedade.

A participação da UFC na Feira foi preparada em conjunto pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e Pró-Reitoria de Extensão (PREX), com apoio da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC.

"Nós (PROINTER, PRPPG e PREX), que estamos à frente do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, fizemos uma curadoria de ações que consideramos de grande relevância e que tem que sair dos nossos muros, ações dignas de divulgação e maior amplitude, por isso nossa felicidade em compartilhá-la nesse grande evento do Governo do Estado, realizado pela SECITECE", afirmou Bruno Matos, do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação.

Imagem: Coordenador de Inovação Institucional da PROINTER, Bruno Matos também é membro do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (Foto: Viktor Braga/UFC)

A mostra digital da UFC inclui vídeos e material elaborado pelo Setor de Design. Assim, no passeio pelo estande virtual, o público poderá conhecer detalhes sobre pesquisas de alta relevância, como a que envolve teleinformática e biomedicina e resultou em um método para facilitar diagnóstico precoce do câncer de pulmão, o qual já recebeu a carta-patente do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Outro estudo com êxito é o que se vale da biotecnologia molecular e oferece alternativa para tratamento de lesões da hanseníase.

Outra pesquisa de destaque é sobre refluxo, envolvendo a UFC e a Queen Mary University of London, que identificou uma substância obtida a partir do caule do cajueiro capaz de proteger o esôfago dos incômodos causados pelo refluxo.

Fora da área da saúde, o Sm@rtbee, projeto que está sendo desenvolvido em caráter experimental no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, mostra-se um grande aliado do setor agrícola ao permitir o monitoramento de abelhas – fundamentais para a polinização e consequente boa produção das lavouras, a partir de um aplicativo de celular, sem precisar do deslocamento do produtor até as colmeias. Isso para citar apenas alguns projetos.

Imagem: O Sm@rtbee pode coletar informações sobre temperatura, peso e umidade (Foto: Viktor Braga/UFC)

EMPREENDEDORISMO – Ações inovadoras de extensão também fazem parte da exposição da UFC na Feira. O Centro de Empreendedorismo (CEMP) é uma delas. Criado para "apoiar o desenvolvimento de empreendimentos inovadores e promover a formação de competências empreendedoras em estudantes de escolas técnicas profissionalizantes estaduais, em universitários e em professores", como está dito na apresentação, se baseia no tripé universidade, governo e iniciativa privada.

Outro destaque a ser mostrado na Feira é o Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE), do Campus da UFC em Quixadá, instituído para estimular o desenvolvimento econômico e social do Sertão Central. Na apresentação do INOVE, é explicado que "em um mesmo ecossistema, empresas conduzem suas atividades de inovação e desenvolvimento de produtos e serviços, pesquisadores realizam suas pesquisas, e empreendedores são apoiados na aceleração e incubação de empreendimentos". As ações extrapolam o Ceará, com a participação de startups encubadas lá em certames nacionais e internacionais.

Imagem: Sala do INOVE, Núcleo de Inovação e Empreendedorismo do Campus de Quixadá (Foto: Viktor Braga/UFC)

Na Feira, o público também vai saber mais sobre o Programa Institucional de Bolsas de Inovação, o Edital PIBI/UFC nº 02/2020, para estimular o empreendedorismo na UFC.

VÍDEOS – As três pró-reitorias também fizeram uma seleção de vídeos sobre diversas iniciativas da UFC, algumas em parceria com outras instituições, que vêm sendo destaque, como é o caso do Elmo, capacete de respiração assistida, que começou a ser testado com eficácia em pacientes com covid-19; o Satélite para Análise e Coleta de Dados Experimentais (SACODE); o monitoramento da qualidade do ar de Fortaleza, que revelou redução de poluentes durante a pandemia.

Imagem: Capacete de respiração assistida batizado de Elmo, desenvolvido por força-tarefa de instituições cearenses, incluindo a UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)

Outros vídeos oferecem detalhes sobre o Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, o Centro de Empreendedorismo da UFC, o Programa de Apoio ao Empreendedorismo Inovador, e empresas juniores com atuação na Capital e Interior.

PALESTRAS – Na programação geral da Feira, professores da Universidade aparecem como convidados para palestras no espaço Arena do Conhecimento Virtual. Entre eles estão Daniel Brito, do Departamento de Física da UFC, atualmente fazendo pós-doctor em exoplanetologia no Observatório Astrofísico de Catânia, na Itália; Danielle Macedo Gaspar, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia e do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC; Dermeval Carneiro, coordenador do Departamento de Astronomia da Seara da Ciência da UFC e Diretor do Planetário Rubens de Azevedo.

A relação completa dos palestrantes está disponível no site do evento.

Bruno Araújo ressalta que "a UFC é uma das instituições que mais fomenta o conhecimento no estado do Ceará. Logo, sua participação da FdC Digital é fundamental para ampliar os espaços de aproximação com a sociedade e mostrar o que temos desenvolvido". Acrescenta que a "ideia é abrir as portas para que a Universidade esteja ainda mais inserida na sociedade, ampliando o relacionamento universidade-governo-empresa-sociedade".

COMO PARTICIPAR – Podem participar da Feira do Conhecimento jovens empreendedores, empresários, estudantes, professores e pesquisadores, profissionais da área de tecnologia, gestores e comunidade em geral. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site do evento.

Fonte: Bruno Matos, do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação – e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300