Grupos de extensão de instrumentos de cordas e Camerata da UFC participam de concerto virtual, no sábado (12)

Um programa imperdível neste sábado (12) será assistir, de casa, ao concerto de fim de ano dos grupos que integram os projetos de extensão em ensino de instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) da Universidade Federal do Ceará, sob coordenação dos professores Liu Man Ying e Diego Paixão, do Curso de Música da UFC em Fortaleza e da Camerata da UFC. A transmissão, no formato remoto, será das 18h às 19h30min, através do canal do Youtube "Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas da UFC".

Imagem: Concerto de fim de ano realizado em 2019, antes da pandemia de covid-19 (Foto: divulgação)
A Profª Liu Ying explica que, na primeira parte do concerto, serão apresentados vídeos em que os grupos, formados por alunos da UFC e pessoas da comunidade externa ‒ entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas da terceira idade ‒ tocam temas musicais de métodos famosos para ensino de instrumentos de cordas ‒ como o All for Strings e o Suzuki.

Na segunda parte do concerto, é a vez da Camerata de Cordas da UFC apresentar, sob coordenação da Profª Liu Man Ying e regência do Prof. Leandro Serafim, um programa que inclui as seguintes peças, entre outras:

. Alla Rustica ‒ concerto em Sol maior, de Antonio Vivaldi ‒ 1° movimento;
. Cânone em Ré Maior, de Pachelbel;
. Tema do balé Lago dos Cisnes, de P. Tchaikovsky;
. Ária da 4ª Corda, de Johann Sebastian Bach;
. Tema do anime A Viagem de Chihiro ‒ arranjo: Inácio Saldanha;
. Tema do game Super Mario ‒ arranjo: Inácio Saldanha;
. Por una Cabeza, de Carlos Gardel;
. Libertango, de Astor Piazzolla ‒ arranjo: Paulo Leniuson;
. Mucuripe, de Belchior ‒ arranjo: Inácio Saldanha;
.Asa Branca, de Luiz Gonzaga ‒ arranjo: Inácio Saldanha.

MODELO INÉDITO ‒ Com uma parada em meados de março por causa da pandemia da covi-19, as atividades de extensão dos grupos de música foram retomadas em agosto. “A pandemia nos empurrou para sermos mais criativos. É, como dizem: a necessidade é a mãe da invenção. Para não ficarmos parados, tivemos de nos reinventar", diz a Profª Liu Ying.

Com apoio dos monitores e bolsistas, a Profª Liu conta que eles criaram um modelo inédito de aulas coletivas on-line de música que vem sendo replicado em outras instituições no Brasil. Ela explica que plataformas muito usadas como Zoom e Google Meet são eficientes para aulas on-line faladas, mas apresentam limitações para aulas coletivas de música, com vários instrumentos sendo tocados.

"Além disso, outras plataformas mais adequadas são muito caras. Então, com essas plataformas mais acessíveis, a saída foi planejar um modelo que inclui a maior divisão dos grupos em aulas com mais salas virtuais (e aí entrou o grande apoio dos monitores e bolsistas). Embora um pouco mais demorado que aulas para muitos alunos simultaneamente numa mesma sala, o método tem sido eficaz", comenta a professora.

NOVAS VAGAS ‒ Para 2021, mesmo que as atividades presenciais retornem, a intenção, segundo a professora, é manter atividades remotas, o que muito tem contribuído para participantes com problemas de deslocamentos. Ela já anuncia para 1º de fevereiro de 2021 a abertura do edital com as novas vagas dos projetos de extensão, que são totalmente gratuitos. Assim que for elaborado, haverá divulgação pelas redes sociais dos projetos e da camerata.

Entusiasta e testemunha do poder da arte, especialmente da música, que é sua área, a Profª Liu Ying destaca como o fato de fazer música "amplia os horizontes e traz energia renovadora" para enfrentar dificuldades como a que o mundo vive hoje com a pandemia da covid-19.

Fonte: Profª Liu Man Ying, do Curso de Música da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.