Procurar no portal

Corredor Cultural Benfica traz, no sábado (12), atrações infantis, gastronomia e shows de DJ Dolores, Aldo Sena e artistas cearenses

Com o lema #QueTudoBemFique, o Corredor Cultural Benfica promove, no próximo sábado (12), sua primeira edição totalmente on-line, por meio de seu canal no YouTube. O projeto de ocupação artístico-cultural do bairro universitário de Fortaleza mantém sua essência multilinguagem e compromissada com a oferta de arte e cultura gratuitas para todas as idades, com transmissão ao vivo de uma programação que contempla música, teatro, oficinas, gastronomia, atrações infantis e exposições artísticas.

Imagem: O Corredor ocorrerá, pela primeira vez, de forma totalmente on-line

Depois do café da manhã, já é hora de se conectar no Youtube. A programação matutina, mais lúdica, será aberta às 9h pelo projeto Palco Aberto, dedicado ao entretenimento teatral e circense. O grupo de artistas independentes apresenta o melhor de sua proposta múltipla, versada em palhaçaria, malabares, acrobacias e outras formas de expressão.

Em seguida, é hora de música de câmara, com a apresentação da Camerata de Cordas da Universidade Federal do Ceará. Criado em 2016, esse projeto de extensão vinculado ao Instituto de Cultura e Arte da UFC é coordenado pelas professoras Liu Man Ying e Dora Utermohl. A camerata desenvolve um repertório de música popular e erudita, e atua como conjunto de apoio às disciplinas de ensino coletivo de cordas do curso de Licenciatura em Música da UFC – Fortaleza.

Em um terceiro momento, o público confere uma amostra da inédita plataforma de visitação virtual do Museu de Arte da UFC (MAUC). Pelo webapp de realidade virtual, o usuário terá a experiência, em 360º, de frequentar o museu direto do computador ou celular. A ferramenta, disponível em breve, incluirá um passeio pelas salas permanentes do equipamento cultural, que possui um dos maiores acervos nacionais de arte popular, cearense e estrangeira.

Imagem: Os participantes poderão fazer uma visita virtual ao Museu de Arte da UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Logo após, é a vez da oficina Artesanato com Recicláveis, promovida pelo programa Reciclocidades, da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE). Na formação, será trabalhado o aproveitamento de materiais, que seriam descartados, para confecção de peças artesanais, como bolsas, bijuterias, tapetes, almofadas e cestaria.

Fecha o bloco matutino um momento de contação de histórias com o artista Chicão Oliveira, que levará às crianças narrativas de amizade, superação, encanto e convivência com as diferenças, intituladas "A história do índio Buriti" e "A travessia do menino Chicão".

IGUARIAS LOCAIS – Das 13h às 15h, os amantes da gastronomia têm o seu momento. Restaurantes e bares do Benfica compartilham com o público algumas de suas receitas e drinks de sucesso. Os estabelecimentos convidados são o restaurante A Quitanda, que mostra no canal do evento o preparo do camarão quitanda, um prato que leva os crustáceos salteados no azeite de páprica, com legumes, aioli de coentro e farofa de pão e ervas. Em seguida, o Paraíba Bar e o Gentilândia Bar, pontos de encontro da boemia "benfiquer", também exibem suas receitas de pratos e drinks surpresas.

BLOCO DE SHOWS – A faixa das 15h às 19h será exclusivamente dedicada a shows musicais de diversos estilos, que terão como mestres de cerimônia as artistas Mulher Barbada, do coletivo As Travestidas, e Luiza Nobel, que já apresentou a live de lançamento do evento.

A abertura ficará por conta dos músicos Adelson Viana e Cainã Cavalcante, dois mestres da sanfona e do violão (ouça aqui). Adelson é acordeonista, pianista, compositor, arranjador e produtor musical, e guarda na genética o legado cultural musical nordestino. Já Cainã foi iniciado na música aos sete anos, tocando violão com maestria aos nove. Já se apresentou em diversos festivais por países da Europa e vem se dedicando também ao ensino musical.

Além de lançar o álbum autoral "NESSA PRAIA", no qual os artistas enaltecem a música instrumental brasileira com um toque jazzístico, o show faz uma linda homenagem ao rei do baião Luiz Gonzaga (1912-1989), para celebrar os 108 anos de seu nascimento, em 13 de dezembro.

A atração seguinte será um dos nomes mais consagrados da cena pernambucana e da herança "mangue beat" do Recife. Helder Aragão, mais conhecido pela alcunha artística de DJ Dolores (ouça aqui), traz no currículo apresentações em festivais e locais icônicos mundo afora, como Glastonbury (Inglaterra), Montréal Jazz Festival (Canadá), Sfinks (Bélgica), Roskilde (Dinamarca), Lincoln Center for Performing Arts (Estados Unidos) e Teatro Solís (Uruguai).

Imagem: Dj Dolores é um dos nomes mais consagrados da cena pernambucana (Foto: Fred Jordão)

Compositor de trilhas cinematográficas e teatrais, como as do filme Narradores de Javé, de Eliane Café, e da peça A Máquina, de João Falcão, já fez também remixes para grupos e artistas como Tribalistas, Chico Buarque, Roberto Carlos, Bob Marley, Nana Vasconcelos e Marina Lima.

No show do Corredor Cultural Benfica, DJ Dolores pretende revisitar alguns de seus álbuns premiados, trilhas, influências de outros artistas e seu último trabalho, "Recife 19", lançado internacionalmente pelo selo britânico Sterns Music.

Fechando o bloco de shows, teremos um artista cuja história com a música remonta à infância: aos oito anos, ele já acompanhava o pai, baterista, nas festividades do Pará. Aos 15 anos, começou a se dedicar à composição e ao aprendizado profissional da guitarra, lançando seu primeiro vinil em 1983.

Aldo Sena hoje soma 12 discos dedicados ao gênero da guitarrada e já tocou em palcos brasileiros e além-mar, apresentando-se em países como Portugal e Alemanha. Com seu carimbó dançante e eletrônico, segue sendo um dos maiores divulgadores da música e da cultura paraenses.

Imagem: As guitarradas de Aldo Sena encerram a noite do Corredor (Foto: Regys Lima)

O Corredor Cultural Benfica é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura; da Sociedade Cearense de Produção Cultural e Artística e da Maestria Comunicação e Eventos. Tem apoio institucional da Universidade Federal do Ceará e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. Conta com patrocínio da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (CAGECE), através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio cultural da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SECULTFOR); do Instituto Iracema e do Centro Cultural Belchior. Também são parceiros do evento a TV Ceará, o Canal FDR e a UFCTV. Agradecimentos: Enel.

Serviço:
Corredor Cultural Benfica – 1ª edição de 2020
Quando? 12 de dezembro, sábado, das 9h às 19h
Onde? Canal do CCB no YouTube
Quer saber mais? http://instagram.com/corredorculturalbenfica

Fonte: Produção do Corredor Cultural Benfica ‒ fone: (85) 3276 2525

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300