IEFES é contemplado no Programa Academia & Futebol; 150 crianças e adolescentes serão beneficiados

bola de futebol da rede, simbolizando golO Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará teve proposta aprovada em 1º lugar no Ceará, com a quinta maior nota do Brasil, no edital do Programa Academia & Futebol, do Ministério da Cidadania. O objetivo do Programa é instalar Centros de Desenvolvimento do Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor em institutos federais e universidades públicas do País, para desenvolver atividades acadêmico-científicas e atender crianças e adolescentes.

O Programa Academia & Futebol tem duração de 24 meses e é desenvolvido por intermédio da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT), nos âmbitos local, estadual e regional, com o objetivo de garantir processos educativos, produção e difusão de conhecimentos, além da formação continuada de profissionais do futebol e de suas derivações. As ações são promovidas em três eixos: vivências com o futebol, capacitação profissional e desenvolvimento de pesquisas.

O Prof. Mário Simim, do IEFES, responsável pela coordenação do projeto na UFC, explica que o intuito é proporcionar práticas de futebol, futsal e beach soccer para crianças e adolescentes, inclusive pessoas com deficiência, e apoiar a produção e a difusão científica, com aporte de recursos para a realização de pesquisas, artigos e livros, além da participação dos pesquisadores em congressos e realização de cursos e eventos.

No primeiro eixo, serão atendidas 150 crianças e adolescentes, em um formato de escolinha de futebol. "O diferencial do nosso projeto é o fato de que o atendimento também será direcionado para pessoas com deficiência, com 20 vagas para o Futebol de 5, para pessoas com deficiência visual; 20 para o Futebol de Pessoas com Deficiência Intelectual e 20 para o Futebol de Amputados", destaca o professor.

Já no segundo eixo, serão promovidos cursos de formação para profissionais e alunos que tenham interesse em atuar no futebol. Por último, no terceiro eixo, serão avaliadas as capacidades físicas e técnicas e realizadas pesquisas de táticas e de monitoramento da carga de treinamento durante todo o período de duração do projeto.

Contemplando a tríade ensino, pesquisa e extensão, a implantação do projeto possibilitará ainda que os estudantes do IEFES realizem estágios (observação e intervenção) e pesquisas durante sua execução. "Os profissionais que atuarão no projeto são capacitados para ensinar o futebol, mas também para educar por meio do futebol", enfatiza Mário Simim.

Fonte: Prof. Mário Simim, do Instituto de Educação Física e Esportes da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.