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UFC e você contra o mosquito

Portaria institucionaliza laboratório multiusuário para aglutinar iniciativas inovadoras de tecnologia em educação

Em reunião ocorrida nesta quinta-feira (17), no Gabinete do Reitor, foi assinada a Portaria nº 191/2020, que institucionaliza o Laboratório de Mídias Educacionais (LME), equipamento avançado, multidisciplinar e multiusuário que servirá à comunidade acadêmica com o desenvolvimento e a oferta de soluções tecnológicas inovadoras em educação. Participaram o encontro que deu o pontapé nas atividades oficiais do LME os professores Jorge Lira (pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e docente do Departamento de Matemática), Joaquim Bento (Departamento de Computação) e João Paulo Pordeus (Departamento de Computação), além do reitor, Prof. Cândido Albuquerque.

De acordo com a portaria, a iniciativa decorreu da necessidade de institucionalizar um equipamento acadêmico que desse suporte tecnológico a unidades acadêmicas da UFC e a instituições parceiras, especialmente no momento atual, no qual o olhar da maioria dos educadores do mundo se volta para os recursos digitais e as tecnologias da informação e da comunicação, para o prosseguimento das atividades letivas em meio à pandemia do novo coronavírus.

Imagem: Reitor Cândido Albuquerque (ao centro) reunido com comitê gestor do recém-institucionalizado laboratório

O LME será vinculado ao Centro Integrado de Pesquisas Matemáticas e Computacionais (CIPEMAC) do Centro de Ciências, localizado no bloco 918 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Será conduzido por um comitê gestor, formado pelos professores Jorge Lira, Joaquim Bento, João Paulo Pordeus, Guilherme Barreto (Departamento de Engenharia de Teleinformática) e Ernesto Trajano (Instituto UFC Virtual), sob a presidência do primeiro.

O Prof. Jorge Lira explica se tratar de um equipamento institucionalizado e dimensionado para a potencialização de ações transversais da Universidade envolvendo as pautas da educação e da tecnologia, com base científica. "Pesquisadores de várias áreas, como computação, estatística, pedagogia, várias ciências, já têm percebido que a prática da educação tem que receber os devidos insumos tecnológicos e científicos. O laboratório deverá atender tanto no acesso a novas metodologias científicas e tecnológicas que deem apoio à educação em nossos próprios cursos quanto para parceiros externos", explicou o pró-reitor e presidente do comitê.

Ainda segundo o pró-reitor, já existem projetos e pesquisadores da UFC desenvolvendo objetos e plataformas de aprendizagem, plataformas de avaliação e produzindo mídias para uso da educação infantil ao ensino médio. É algo que promete ajudar a melhorar o ensino básico e, em paralelo, municiar o ensino superior com artefatos que serão fundamentais daqui para a frente. "A pandemia trouxe necessidade de inovação, de incorporar algo que na verdade a gente já pensava. Há a possibilidade de proporcionar uma aprendizagem em trilhas formativas mais personalizadas. Não substitui o presencial, mas vem complementá-lo", afirmou o Prof. Jorge Lira.

Para o Prof. Cândido Albuquerque, a medida aglutina três aspectos importantes: 1) evita a existência informal de equipamentos funcionando com a chancela da UFC, mas sem atender ao interesse institucional da Instituição; 2) coloca a serviço da comunidade acadêmica a expertise de pesquisadores (que já atuam na área, mas sem a devida integração); e 3) provê recursos para formação remota, conferindo um grande apoio durante o atual modelo híbrido e no posterior retorno às atividades presenciais. "Resolvemos incorporar o laboratório ao nosso Centro de Ciências pelo caráter interdisciplinar do CIPEMAC. Quem precisar de serviços nessa área, já sabe a quem recorrer, a exemplo do que fizemos com o Centro de Referência em Inteligência Artificial (CRIA)", sintetizou o reitor.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

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