Procurar no portal

PAAP promove lives de encerramento e lança portfólio de vídeos, site e Comunidade Virtual

O Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP), vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) da Universidade Federal do Ceará, promove nesta sexta-feira (18) e na próxima quarta-feira (23) lives natalinas de encerramento de suas atividades no ano de 2020, parte do Plano de Formação dos meses de novembro e dezembro. Os eventos serão realizados no canal do PAAP no Youtube.

A live natalina desta sexta-feira (18), às 18h, encerra as atividades do ano de 2020 do projeto PAAP-Artes, sob a responsabilidade das professoras Maria Juliana Figueredo Linhares e Liu Man Ying, ambas do Instituto de Cultura e Arte (ICA), e da Profª Simone Sousa, do Curso de Música de Sobral.

O evento contará com a primeira apresentação do Coral do PAAP – Orlando Leite, sob a regência da Profª Ana Cléria Rocha (ICA). O Coral foi criado neste semestre, durante o Plano de Formação, e realizou todos os ensaios virtualmente. "Algo inédito e desafiador para o canto de iniciantes", considera a Profª Mazzé Santos, coordenadora do PAAP.

Imagem de divulgação do PAAP

Na quarta-feira (23), às 19h, os estudantes farão um show musical, com a presença de talentos como os estudantes Cléo Uchoa, do Curso de Pedagogia, bem como Jef Souza, Ícaro Will e Felipe Giffoni, do Curso de Música do ICA; Joel Penha, do Curso de Matemática, e Carlos Neto, do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação.

"Desenvolver ações de integração e promover os processos formativos para professores, estudantes e técnico-administrativos foram propósitos importantes para o ano de 2020 no Programa, por isso a importância de celebrar os avanços na área de formação em um ano com tantos desafios vivenciados na academia", destaca a Profª Mazzé Santos.

PORTFÓLIO E COMUNIDADE – Durante o semestre, houve ainda o lançamento do portfólio de vídeos do Canal do PAAP, junto ao site do Programa, que auxiliará docentes e estudantes em práticas de ensino e aprendizagem que necessitem do uso das tecnologias educacionais no semestre letivo. Além disso, o PAAP disponibiliza sua Comunidade Virtual, para continuar de forma articulada e integrada as discussões iniciadas nas atividades formativas.

NOVIDADES – No campo das tecnologias e dentre as ações exitosas do PAAP neste ano de 2020, destaca-se ainda a criação do Grupo GeoGebra. O grupo nasceu a partir da apresentação de demandas dos professores do Curso de Física ao PAAP, que fez articulação com profissionais da área, entre estudantes e professores da UFC com interesses em comum relacionados às tecnologias, à Matemática e à Física.

Outro destaque importante do semestre foi a primeira r9eunião com os pedagogos da UFC, realizada na quinta-feira (17), como ação de integração articulada pelo PAAP em parceria com a PROGRAD. A reunião objetivou aproximar esses profissionais, a partir de encontro com o tema "Pedagogo: para quê na UFC?".
"Para a equipe do PAAP, apesar de 2020 ter sido um ano difícil, foi possível desenvolver grandes ações, porque contamos com o espírito colaborativo da comunidade da UFC", pontua a Profª Mazzé, ressaltando ainda que outras novidades estão programadas para 2021.

Fonte: Profª Maria José (Mazzé) Costa dos Santos, titular da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300