Procurar no portal

Última sessão do CONSUNI altera Regimento da Reitoria; conheça novas configurações da STI e da Coordenadoria de Comunicação

Em sua última sessão on-line de 2020, realizada no dia 18 de dezembro, o Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará deliberou, dentre outras pautas, pela alteração do regimento da Reitoria, medida que moderniza e adequa a estrutura organizacional da instância máxima da gestão da UFC às novas necessidades institucionais. A decisão foi publicada por meio da Resolução nº 23/CONSUNI.

O relator da proposição foi o Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque, pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, que apresentou aos conselheiros como justificativas para a revisão "modernizar a estrutura organizacional da UFC, redefinindo atribuições de forma orgânica e otimizada, com o objetivo de gerar melhor eficiência administrativa e reduzir a quantidade de estruturas administrativas subordinadas diretamente ao Reitor". "O objetivo é dinamizar os atos de gestão. Algumas mudanças já eram solicitações de longa data, para as quais estávamos buscando soluções", ponderou, em paralelo, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque.

Imagem: Print de tela de sessão online do Conselho Universitário deliberou sobre alteração do Regimento da Reitoria. (Foto: Simone Faustino)

A primeira mudança, no Artigo 4º, foi referente aos órgãos de assessoramento ao reitor. Foram extintas a Assessoria de Comunicação Social, cujas atribuições foram incorporadas pela até então chamada Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (CCSMI), e a Editora da UFC, cujas atividades foram assumidas pela Imprensa Universitária, com previsão da composição de um novo conselho e administração dos selos editoriais da Universidade.

Já a CCSMI, mencionada no Artigo 10º, teve sua nomenclatura simplificada, passando a chamar-se Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa), e estrutura orgânica revista, contando agora com as seguintes subdivisões: Secretaria Administrativa, Assessoria de Marketing Institucional, Divisão de Produção e Divisão de Divulgação. "A mudança no nome, na estrutura e nas atividades da Coordenadoria refletem a simplificação e a agilidade que buscamos estabelecer nos processos de comunicação da Universidade", afirmou a Profª Cláudia Buhamra, que assumiu o setor em junho de 2020, tendo como coordenador-adjunto o servidor técnico-administrativo e programador visual Norton Falcão.

A Coordenadoria de Concursos (CCV), mencionada no Artigo 15 do Regimento, foi renomeada Divisão de Seleção e todas as atividades relativas a ingresso de estudantes foram incorporadas pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Com relação aos concursos docentes e de servidores técnico-administrativos, a responsabilidade passa a ser da Divisão de Concursos e Provimento (DICON) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).

Também foram efetuadas mudanças, especificadas nos Artigos 22 e 23, na Pró-Reitoria de Extensão (PREX), agora contando com o projeto de divulgação científica e tecnológica Seara da Ciência como uma de suas coordenadorias, e na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), em cuja estrutura organizacional foi incluída uma Assessoria Administrativa.

A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) ganha, de acordo com a alteração feita pela Resolução no Artigo 30, o status de Superintendência, passando a se chamar Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e a ser composta pelas Coordenadorias de Administração e Governança em TI, de Sistemas de Informação e de Infraestrutura e Segurança da Informação, cada uma com duas subdivisões. "Antes secretaria, a STI agora é 'super'. É uma mudança que veio para melhor servir à UFC", disse o superintendente da unidade, Prof. Edgar Marçal.

Print de tela da sessão online do Conselho Universitário que deliberou sobre alteração do Regimento da Reitoria. (Foto: Simone Faustino)

A Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE/UFC), citada no Artigo 31, segue sendo órgão suplementar subordinado à Reitoria, porém passa a gerenciar todas as iniciativas e equipamentos culturais da UFC, incorporando Teatro Universitário, Casa de José de Alencar, Casa Amarela Eusélio Oliveira e Museu de Arte da UFC. A mudança ocasionou a inclusão de um parágrafo sobre a estrutura orgânica do MAUC, composto pelas unidades de Secretaria Administrativa, Divisão de Acervo e Produções Artísticas, Divisão de Conservação e Restauração e Divisão de Promoções Educativo-Culturais.

PROFESSORA EMÉRITA – Outra pauta da sessão de 18 de dezembro foi a concessão do título de Professora Emérita à docente Germana de Oliveira Moraes, da Faculdade de Direito (FADIR), em reconhecimento institucional à dedicação e aos relevantes serviços prestados como docente da Universidade Federal do Ceará. A proposição, que resultou na Resolução Nº 22/CONSUNI, teve como parecerista a Profª Geovana Maria Cartaxo de Arruda Freire, pró-reitora de Assuntos Estudantis e também docente da FADIR.

Professora titular de Direito Constitucional da UFC, Germana de Oliveira Moraes foi admitida na FADIR em 1989, vinculada ao Departamento de Direito Público. Também lecionou no Programa de Pós-Graduação em Direito da Instituição. Graduada (1984) e mestra (1989) em Direito pela UFC, a professora tem doutorado em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa (1998). Realizou estágio pós-doutoral na PUC-PR e na PUC-RJ, com pesquisas sobre a perspectiva do tratamento jurídico internacional da harmonia com a natureza e sua eventual incorporação ao direito brasileiro.

"Diante do exposto, é notório que a Profª Germana de Moraes é merecedora do título, tanto pela sua destacada e pioneira atuação no ensino e na pesquisa jurídicos, quanto pelo seu importante papel em redes de pesquisa jurídica, no cenário profissional e na magistratura", reconheceu a Profª Geovana Cartaxo.

O Reitor encerrou os trabalhos do CONSUNI em 2020 reconhecendo o comprometimento de toda a comunidade universitária neste ano desafiador. "Mantivemos calendário, inovamos com energias renováveis, mostramos realmente o que é ação coletiva, superando divergências em nome do cumprimento da missão de nossa Universidade", finalizou, acrescentando que ninguém estava preparado para uma pandemia, mas "a UFC com certeza teve uma resposta exemplar e saiu maior".

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300