UFC recebe doação de softwares da Halliburton, voltados à Engenharia de Petróleo e Geologia

Logo da HalliburtonA Universidade Federal do Ceará foi selecionada para receber doação do serviço DecisionSpace 365, da empresa Halliburton, plataforma com diferentes softwares voltados às áreas de sísmica, modelagem geológica e simulação em grande escala.

A doação vem após encontros realizados com representantes da empresa norte-americana desde agosto de 2020. Poderão ser beneficiados com as licenças do programa, por exemplo, os cursos de Engenharia de Petróleo e de Geologia, tanto de graduação quanto de pós-graduação.

“Na Engenharia de Petróleo temos as disciplinas de Geologia, Reservatórios, Perfuração, Completação, Produção, Modelagem e Simulação, entre outras de interesse de uso do software”, aponta o Prof. Luis Glauber Rodrigues, subchefe do Departamento de Engenharia Química da UFC e um dos responsáveis pelo diálogo com a empresa.

Já no Curso de Geologia, o professor destaca as disciplinas de Introdução à Geologia do Petróleo e Geofísica do Petróleo, além das diferentes linhas de pesquisa na pós-graduação da área.

“São várias as disciplinas nas quais poderiam ser aplicados conhecimentos práticos com os softwares da Halliburton, tais como: Ambientes Deposicionais, Análise Estrutural e Tectônica Global, Estratigrafia, Geologia de Sistemas Petrolíferos, Geologia Estrutural Aplicada e Recursos Minerais Marinhos”, afirma.

SAIBA MAIS – Fundada em 1919, nos EUA, a Halliburton é uma multinacional voltada à prestação de serviços na área de exploração e produção de petróleo e energia, considerada uma das maiores empresas do tipo no mundo. Atualmente, a Halliburton tem mais de 40 funcionários, estando presente em mais de 80 países.

Fonte: Prof. Luis Glauber Rodrigues, subchefe do Departamento de Engenharia Química – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.