UFC implanta novo sistema integrado de gestão de contratos do Governo Federal

Imagem: logo do site comprasnet na cor azul e, embaixo, a palavra contratos na cor vermelhA Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) da Universidade Federal do Ceará informa que já está utilizando o Comprasnet Contratos, novo sistema de gestão de contratos instituído pelo Ministério da Economia em 1º de janeiro de 2021. Todos os contratos da UFC anteriormente registrados no Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG) foram automaticamente importados para o Comprasnet Contratos e já estão disponíveis no novo sistema.

O Comprasnet Contratos é uma ferramenta do Governo Federal que automatiza os processos de gestão contratual e conecta servidores públicos responsáveis pela execução e fiscalização de contratos, tornando informações disponíveis a qualquer momento e melhorando as condições de gestão de contratos.

Com a implantação do Comprasnet Contratos na UFC, os módulos do Sistema de Minuta de Empenho (SISME) e do Sistema de Gestão de Contratos (SICON) do SIASG foram desativados. Assim, a geração de minutas de empenho e o registro de contratos estão sendo realizados apenas no novo sistema.

De acordo com o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, o Comprasnet Contratos viabiliza os seguintes procedimentos: controle de documentos diversos; controle sobre os prazos de vigência dos contratos; gestão sobre as informações financeiras do contrato; visão global das penalidades aplicadas aos contratados; gerenciamento dos diversos contratos sob a responsabilidade do gestor; e controle sobre o valor desembolsado em cada contrato e sobre todos os contratos do órgão ou entidade.

O novo sistema ainda possui ferramentas que proporcionam praticidade nas vistorias, padronização das ações de fiscalização por parte dos fiscais, controle dos atos administrativos praticados, controle sobre a fiscalização realizada, contato com os fornecedores e solução rápida de impasses, além de controle sobre a realização de aditivos contratuais e mais transparência.

“À semelhança do que ocorreu quando da implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) na UFC, em 1º de janeiro de 2018, foi constituído um grupo de trabalho coordenado pela pró-reitora-adjunta [de Administração e Planejamento], Adênia Guimarães, com o objetivo de acompanhar toda a migração de dados e correções necessárias nos procedimentos para que não haja interrupção nas atividades inerentes à gestão dos mais de 100 contratos geridos pela pró-reitoria”, destaca Prof. Almir Bittencourt.

O cadastro de gestores, fiscais e demais usuários da UFC que deverão ter acesso à plataforma está sendo feito pela Coordenadoria de Administração e Patrimônio (CAP) da PROPLAD. Em caso de dúvidas, os interessados deverão encaminhar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou enviar mensagem para o Whatsapp da pró-reitoria: (85) 3366 7360.

CURSO – Para facilitar a utilização do novo sistema, o Ministério da Economia disponibilizou um curso on-line e gratuito destinado a gestores e fiscais de contratos de órgãos e entidades da administração pública e demais interessados. O curso, dividido em três videoaulas, está disponível no site do Comprasnet Contratos, onde também é possível ter acesso a manuais, ambientes de treinamento e orientações iniciais de acesso ao sistema.

Fonte: Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.