Profissionais do HUWC recebem formação para uso do capacete Elmo em pacientes na Escola de Saúde Pública

Mais cinco profissionais do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará/EBSERH, receberam, nessa quinta-feira (7), treinamento para uso do capacete respiratório Elmo, equipamento de respiração assistida eficaz no tratamento da covid-19.

Imagem: A formação dos profissionais de saúde, iniciada com discussão de conteúdo teórico sobre o Elmo, permite a experiência com o processo de manejo (Foto: Assessoria de Comunicação e Marketing da Escola de Saúde Pública do Ceará e da Unidade de Comunicação Social do HUWC)

Dez trabalhadores da unidade já participaram da formação e outros 12 devem ser capacitados na próxima semana. Médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e engenheiros clínicos que atuam na linha de frente da pandemia participam da capacitação, realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (SESA).

Desenvolvido por pesquisadores cearenses, em uma força-tarefa que tem a UFC como uma das integrantes, o Elmo já tem aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para ser produzido em escala industrial. Ao utilizar um mecanismo de respiração artificial não invasivo, o capacete foi fundamental para evitar a intubação de pacientes, reduzindo em 60% a necessidade de internações em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).

TREINAMENTO – A formação dos profissionais de saúde, iniciada com discussão de conteúdo teórico sobre o Elmo, permite a experiência com o processo de manejo, que envolve a montagem, a utilização no paciente, a desmontagem e a desinfecção do equipamento.

Imagem: As estações de treinamento de habilidades contam com um ator para representar o paciente e fazer uso do capacete (Foto: Assessoria de Comunicação e Marketing da Escola de Saúde Pública do Ceará e da Unidade de Comunicação Social do HUWC)

"O treinamento é uma oportunidade única de utilizar essa ferramenta de forma adequada. Nossas expectativas são grandes devido às respostas positivas obtidas com o Elmo. Agradecemos a todos que se empenharam para que o capacete pudesse ser confeccionado, testado, utilizado e finalmente chegasse ao paciente, que é por quem trabalhamos e dedicamos a nossa profissão", destaca Débora Teles, fisioterapeuta intensivista da Unidade de Reabilitação do HUWC.

A capacitação acontece no Centro de Simulação Realística da ESP/CE, espaço que permite o desenvolvimento de habilidades clínicas. As estações de treinamento de habilidades contam com um ator para representar o paciente e fazer uso do capacete.

“A simulação realística é uma metodologia na qual projetamos o contexto clínico da aplicabilidade do Elmo da forma mais real possível nos treinamentos. É um ambiente seguro de aprendizagem em que eles vão poder errar, praticar e iniciar o desenvolvimento da habilidade”, destaca Rafael Dantas, gerente do Centro de Simulação Realística da ESP/CE.

Os participantes do HUWC treinados para cuidar dos pacientes repassarão o aprendizado aos demais profissionais que atuam na linha de frente da Covid-19.

FORÇA-TAREFA – O projeto Elmo foi idealizado e desenvolvido pelo Governo do Ceará, por meio da SESA, ESP/CE e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/Ceará), pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (UNIFOR), com o apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e Esmaltec.

O treinamento de habilidades do equipamento Elmo tem apoio da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza e do Centro Universitário Estácio do Ceará. Já foram capacitados profissionais de unidades como o Hospital São José (HSJ), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Messejana e Hospital Estadual Leonardo da Vinci, adquirido pelo Governo do Ceará durante a pandemia.

Na rede pública, a previsão é treinar, em três meses, 285 profissionais, entre médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e engenheiros clínicos que atuam na linha de frente da pandemia.

SOBRE A EBSERH – O Hospital Universitário Walter Cantídio, da UFC, faz parte da Rede Hospitalar da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), entidade criada em 2011 e, atualmente, responsável pela administração de 40 hospitais universitários federais.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing da Escola de Saúde Pública do Ceará – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Unidade de Comunicação Social do HUWC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..