Revista do HUWC reúne artigos sobre ensino, pesquisa, assistência e gestão em saúde na pandemia de covid-19

O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, acaba de lançar a quarta edição de sua revista institucional. A publicação reúne 22 artigos de colaboradores sobre o que foi feito em termos de ensino, pesquisa, assistência e gestão em saúde em 2020, especialmente durante a pandemia de covid-19.

Imagem: Capa da quarta edição da Revista do Hospital Universitário Walter Cantídio

Para o gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário, Arnaldo Peixoto, o ano de 2020 foi avassalador para a saúde pública mundial. A pandemia de covid-19 fez repensar a forma de fazer ciência e de cuidar das pessoas.

Como hospital de ensino, o HUWC teve de se reinventar em vários aspectos: aprender e, ao mesmo tempo, treinar profissionais; manter o ensino de qualidade, inovando nas oportunidades de aprendizado; e cuidar da saúde física e mental dos seus colaboradores. “Mas nós enfrentamos a covid-19 salvando dezenas de vidas, garantindo a formação em saúde de centenas de internos e residentes e cuidando dos nossos cuidadores. Por tudo isso, dedicamos a quarta edição da nossa revista a contar como conseguimos fazer isso”, explica o gestor.

Entre os temas tratados nessa edição estão as estratégias de enfrentamento da pandemia e de cuidados com a saúde mental dos colaboradores do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, e a criação do ambulatório covid-19 para atendimento exclusivo ao pessoal da linha de frente dos hospitais universitários do Ceará.

Também é possível conhecer o relato da fisioterapeuta Marília Quinderé. Por iniciativa própria, ela registrou, com sua máquina fotográfica, o dia a dia da pandemia no HUWC entre um intervalo e outro das atividades como fisioterapeuta da UTI de covid.

“À medida que as histórias se acumulavam e que a solidão do isolamento se intensificava, passei a vislumbrar um projeto fotográfico que desse conta, primeiro, de me proporcionar uma melhor saúde mental e, segundo, de gerar uma narrativa visual do trabalho dos profissionais da saúde na linha de frente de combate à pandemia”, conta a fisioterapeuta em seu artigo. O texto é seguido por uma galeria de imagens que mostram como o Complexo Hospitalar se preparou para a luta contra a covid-19, narrando um pouco do turbilhão de emoções vivenciadas.

A revista abre espaço também para outros temas relevantes para o Complexo Hospitalar, como a busca da sustentabilidade institucional, que requer uso racional de recursos, reorganização de processos de trabalho e captação de novas receitas e oportunidades.

A Revista do Hospital Universitário Walter Cantídio é uma publicação de iniciativa da Gerência de Atenção à Saúde do HUWC com organização e edição da Unidade de Comunicação Social do hospital. Tem circulação gratuita e é dirigida a autoridades e a diversos outros segmentos da área de saúde.

SOBRE A EBSERH – O Hospital Universitário Walter Cantídio, da UFC, faz parte da Rede Hospitalar da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), entidade criada em 2011 e, atualmente, responsável pela administração de 40 hospitais universitários federais.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde.