Carta aberta da Universidade Federal do Ceará em apoio à vacinação contra a covid-19

O Brasil inicia esta semana com as esperanças renovadas. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou por unanimidade, no domingo (17), o uso emergencial de vacinas no País. Com isso, está liberada a campanha de imunização contra a covid-19.

A Universidade Federal do Ceará se junta à população brasileira nos aplausos aos pesquisadores envolvidos nesse feito histórico para a ciência, ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a todos os profissionais que incessantemente trabalharam para que, hoje, possamos celebrar o início da tão aguardada vacinação.

Como instituição pública, a UFC se coloca à disposição para auxiliar as autoridades sanitárias naquilo que for necessário ao amplo atendimento da sociedade. Foram disponibilizados à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) oito freezers de alta potência, pertencentes à Faculdade de Medicina, para o armazenamento das doses, que já começam a chegar em nossos municípios.

Como instituição científica, reitera a importância desse passo para a superação da pandemia, incentivando a sociedade a se engajar na disseminação de informações sérias, verdadeiras e respaldadas sobre o tema.

Faz-se necessário lembrar, no entanto, que não se pode baixar a guarda para o coronavírus. A campanha de vacinação levará tempo, seguirá etapas, exigirá paciência e muita responsabilidade da população. Pelo contrário: é hora de resistirmos com a fé e a esperança de que estamos “quase lá”. Vai dar certo. Vai passar.

As medidas preventivas devem continuar a ser rigorosamente respeitadas, desde as farmacológicas às de higienização e de comportamento social adequado. A UFC convida toda a sociedade a seguir firme na luta contra a pandemia, para que o reencontro completo com a Universidade, com os familiares, amigos e colegas de trabalho possa ocorrer no mais breve prazo, de forma calorosa e, principalmente, segura.

Prof. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque

Prof. José Glauco Lobo Filho