Procurar no portal

Hospital Universitário Walter Cantídio já está com leitos prontos para receber pacientes de Manaus com covid-19

Em mais uma ação que demonstra seu trabalho em favor da sociedade, o Hospital Universitário Walter Cantídio, unidade da Universidade Federal do Ceará filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), estatal vinculada ao Ministério da Educação, já está com leitos prontos para receber pacientes vindos de Manaus. São quatro unidades em enfermaria de isolamento, duas femininas e duas masculinas, embora ainda não haja previsão de chegada dos pacientes ao Ceará. A articulação sobre a vinda deles e o contato com as secretarias de saúde, tanto municipal como estadual, são de competência do Ministério da Saúde (MS).

Imagem: Os leitos estão reservados e bem equipados em enfermaria de isolamento (Foto: Unidade de Comunicação Social/HUWC)

Os leitos estão equipados com camas elétricas, filtros HEPA (tecnologia empregada em filtros de ar com alta eficiência na separação de partículas), monitores multiparamétricos, bombas de infusão, pontos de oxigênio e de ar comprimido, ventiladores mecânicos e material para ventilação não invasiva. Além do mais, profissionais de diversas áreas (medicina, enfermagem, fisioterapia, psicologia, serviço social, nutrição etc.) estarão envolvidos nessa ação humanitária.

Além de estruturar os leitos com equipamentos médico-hospitalares adequados a unidades de isolamento, o HUWC teve de adequar processos internos com o apoio da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que adaptou fluxos, reforçou treinamentos e orientou em relação às demais medidas de segurança hospitalar.

“Estamos todos de braços abertos, corações em oração e muita disposição para receber nossos irmãos amazonenses. A EBSERH, o Ministério da Educação e todos os hospitais envolvidos nessa força-tarefa provam, mais uma vez, a força da nossa rede hospitalar, que une, numa mesma batida, 40 unidades de saúde de excelência em prol de um atendimento humanizado e absolutamente comprometido com a saúde dos brasileiros. Juntos somos mais fortes! Contem com o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará”, disse o superintendente do complexo, Prof. Carlos Augusto Alencar Júnior.

OFÍCIO – Com a coordenação do Ministério da Saúde, uma rede de apoio foi criada em todo o País para receber os pacientes de Manaus com covid-19. Na quinta-feira (14), a EBSERH encaminhou um ofício ao MS disponibilizando, aproximadamente, 150 leitos distribuídos em nove hospitais universitários federais que fazem parte da Rede EBSERH a fim de ajudar o estado. Dos 150 leitos, 22 são de UTI e os demais de enfermaria.

Já receberam pacientes os hospitais universitários do Piauí, do Maranhão e de Brasília. Além dessas unidades e do HUWC, que ainda não recebeu pacientes, a infraestrutura necessária foi organizada com leitos exclusivos para executar a ação no Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (HUOL-UFRN/EBSERH), em Natal (RN); no Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB/EBSERH), em João Pessoa (PB); no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiânia (HC-UFG/EBSERH); no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE/EBSERH), no Recife (PE); e no Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-UFAL/EBSERH), em Maceió (AL).

“O MEC, por meio da EBSERH, está fazendo tudo que é necessário, integrando um esforço nacional para oferecer atendimento aos pacientes de Manaus. A atuação em rede dos 40 hospitais universitários federais que fazem parte da EBSERH é fundamental, pois soma força para obtermos melhores resultados no esforço federal que está sendo feito. É nosso papel unir o ensino à saúde em uma rede nacional. As pessoas internadas, tanto em Manaus quanto nos outros locais, terão todo o atendimento necessário e tudo o que for possível será feito para que voltem bem para suas casas”, afirmou o presidente da Rede EBSERH, Oswaldo Ferreira.

RECURSOS – Desde o início da pandemia, o Ministério da Educação já liberou, aproximadamente, R$ 331,7 milhões para todos os hospitais vinculados à EBSERH para o enfrentamento da covid-19. Os recursos foram destinados à realização de compras centralizadas de materiais médicos e adequações emergenciais de infraestrutura física, visando à ampliação de leitos e espaços. Foram contratados mais de 4 mil profissionais em toda a Rede EBSERH por meio de processo seletivo emergencial e, apenas nos últimos dias, mais 700 aprovados foram convocados. Além disso, serão enviadas 4 toneladas de medicamentos, materiais médicos e equipamentos de proteção individual para o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), em Manaus, ainda neste fim de semana.

Imagem: O Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC integra a Rede Hospitalar EBSERH (Foto: Unidade de Comunicação Social/HUWC)

SOBRE A EBSERH – O Hospital Universitário Walter Cantídio, do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, faz parte da Rede Hospitalar EBSERH desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar EBSERH não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do País, apenas atua de forma complementar ao SUS.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do HUWC/Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH – fone: (85) 99265 5460 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300