Férias no MAUC oferece 12 atividades gratuitas; atrações vão de oficina de pintura a óleo à workshop sobre escultura

Nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, o Museu de Arte da UFC (MAUC) realiza a 4ª Edição do Férias no MAUC: arte e museu para todos, um programa educativo e cultural que abre as comemorações pelos 60 anos do museu.

Imagem: As atividades são gratuitas e abertas ao público

A programação teve início nesta terça-feira (19), às 17h, com a mesa de abertura sobre “Arte, cultura e museologia na UFC: os 60 anos do MAUC”. No total, há outras 12 atrações, incluindo oficinas, cursos de férias, workshop e palestras, todas abertos ao público.

As atividades ocorrem em três modalidades: presencial, on-line e híbrida. Para as atividades presenciais, o MAUC estabeleceu protocolos rígidos de biossegurança, que deverão ser seguidos por todos os participantes.

As inscrições são on-line, e cada atividade possui um formulário de inscrição específico, que pode ser visto no site do Museu. Detalhes, como o currículo dos ministrantes e as ementas de cada atividade, também devem ser vistos no site do MAUC.

A organização do Férias no MAUC orienta que, antes de fazer a inscrição, os interessados devem observar atentamente data, horário, perfil de público e faixa etária indicados. Aos participantes de atividades que ocorrerão em mais de um dia é imprescindível ter 75% de presença para garantir a certificação.

A equipe do Museu enviará um e-mail aos que tiverem as inscrições deferidas, e os inscritos devem responder a mensagem confirmando participação. Ressalta-se que inscrever-se não garante, necessariamente, a vaga na atividade.

Só serão selecionados os participantes que ficarem dentro do número de vagas disponíveis e que tenham respondido ao e-mail de confirmação enviado pela equipe do museu. A lista de inscritos para cada atividade será publicada no site do MAUC.

Confira os destaques da programação:

Cursos:

Cidade Portátil: encontros virtuais
Datas: 22, 25, 27, 28 e 29 de janeiro
Modalidade: On-line – Google Meet
Faixa etária: a partir de 14 anos

Ouça matéria produzida pela rádio Universitária FM sobre a série Cidade Portátil

A cultura popular na aquarela em bordado: explorando técnicas conjuntas
Datas: 26 e 28 de janeiro
Modalidade/Plataforma: presencial
Faixa etária: a partir de 15 anos

Audiodescrição artística: introdução e aplicação à obra de Descartes Gadelha
Data: 1, 2, 8, 9, 15, 16, 22 e 23 de fevereiro e 1, 2, 8, 9, 15, 16 e 22 de março
Número de vagas: 20
Faixa etária: a partir de 18 anos

Oficinas:

Iniciação à pintura a óleo
Modalidade: on-line – postagem diária de um vídeo no Youtube do MAUC
Data: 1º a 5 de fevereiro
Horário: um vídeo da oficina será postado diariamente no Youtube do MAUC, pela manhã.
Número de vagas: 20
Faixa etária: Livre

Monotipia
Modalidade: presencial – no MAUC
Data: 3 de fevereiro
Horário: 14h às 15h30min
Faixa etária: a partir de 13 anos

Memória afetiva e arte têxtil como experimentos artísticos
Data: 4, 5, 11 e 12 de fevereiro
Número de vagas: 30
Faixa etária: a partir de 18 anos (estudantes e profissionais de Artes Visuais, História, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Psicologia, etc), artistas, artistas têxteis, arte-educadores e qualquer pessoa interessada em arte (público em geral).

Corpo em movimento – visualidades possíveis
Data: 17 e 19 de fevereiro
Número de vagas: 24
Faixa etária: a partir de 16 anos

Das raízes e das peculiaridades da Arte da Performance
Modalidade: híbrido – um encontro on-line pelo Google Meet e um encontro presencial no MAUC
Data: 24 de fevereiro (encontro on-line) e 26 de fevereiro (encontro presencial)
Horário: 14 às 16 horas
Faixa etária: a partir de 16 anos

Oficina artística para crianças e suas famílias – técnicas: isogravura, pintura com guache e confecção de boneco com material reciclado
Modalidade: presencial – no MAUC
Data: duas oficinas no dia 12 de fevereiro e duas oficinas no dia 25 de fevereiro
Horário: 9h às 10h30min (1ª família) / 10h30min às 12h (2ª família)
Número de vagas: mínimo de 2 e máximo de 8 pessoas
Faixa etária: crianças a partir de 2 anos, acompanhados de seus pais, mães ou responsáveis

Palestras:

Memórias estrigueanas: modos de narrar a História das Artes no Ceará
Ministrantes: Luiza Helena Amorim e Carolina Ruoso
Data: 9 de fevereiro
Faixa etária: livre

Maracatu Vozes da África: 40 anos de tradição e afrocearensidade
Ministrantes: Wesley Lyeverton Correia Ribeiro, Antônio Marcio dos Santos Gadelha e Patrícia AdjoKè Matos
Modalidade: on-line – Youtube do MAUC
Data: 10 de fevereiro
Número de vagas: livre
Faixa etária: livre

Workshop:

Escultura em argila com o método técnico Sight-Size
Modalidade: presencial
Datas: 10, 11, 17, 18 e 24 de fevereiro
Número de vagas: 8
Faixa etária: a partir de 18 anos.