Prefeitura Especial de Gestão Ambiental promove nova campanha de castração de animais no Campus do Pici

A Prefeitura Especial de Gestão Ambiental (PEGA/UFC INFRA) realiza, até o próximo dia 3 de fevereiro, mais uma edição da campanha de castração de animais abandonados no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. A iniciativa, que começou nessa terça-feira (19), será voltada aos cães que já habitam o campus, dando continuidade à etapa de castrações iniciada em outubro do ano passado. A ação é encabeçada pelo grupo Animais Universitários e acontece através de parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Fortaleza.

Aluna da UFC no Campus ao lado de dois cães

Durante a campanha serão feitas a captura dos cães, a preparação e a cirurgia de castração desses animais em clínicas particulares. O projeto conta ainda com a prestação de cuidados pós-operatórios, que levam em média uma semana até a completa recuperação dos caninos. Como suporte aos Animais Universitários, a PEGA articulou a disponibilização do espaço e de equipamentos necessários para esse processo.

Ao longo da campanha, estarão no Campus do Pici dois veterinários do CCZ, que irão acompanhar a ação. Dessa forma, os animais em condição de sofrimento com males, doenças graves ou enfermidades infectocontagiosas irrecuperáveis, de modo a colocar em risco a saúde humana e a de outros animais, serão avaliados pela equipe técnica e recolhidos pelo órgão.

Essa nova etapa de castração integra o plano de gestão ambiental da PEGA, que tem reforçado a atuação conjunta com grupos e indivíduos defensores da causa animal e da prevenção de maus-tratos. Como próxima ação prevista está a implantação de ilhas de alimentação aos animais no campus. Já aplicada em outras instituições pelo País, as ilhas de alimentação funcionam tanto como uma estratégia de bem-estar animal e prevenção de agressões, como organizam a disposição de rações nas áreas da Universidade. A PEGA ressalta que as ações convergem no sentido de sensibilização e prevenção do abandono de animais no campus.

ADOTE UM CACHORRINHO – Interessados em colaborar com a Campanha de Castração podem apadrinhar um cãozinho através da doação de itens a serem usados nos procedimentos cirúrgicos. O contato pode ser feito via mensagem (direct) no Instagram da Animais Universitários. Nessa página podem ser conferidos os animais acompanhados pelo projeto e disponíveis para adoção definitiva, de modo a propiciar a saúde dos bichos e a redução gradual de abandono nos espaços públicos.

Fonte: Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.