Procurar no portal

UFC se reúne com Prefeitura de Caucaia para discutir parcerias em áreas como meio ambiente, saúde, educação e urbanismo

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, e o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo, participaram, nesta quarta-feira (20), de reunião com o novo prefeito de Caucaia, Vítor Valim, e com um grupo de deputados federais cearenses para discutir projetos de parceria entre a academia e aquele município. A reunião ocorreu na Prefeitura de Caucaia.

Imagem: O encontro contou com a presença do prefeito de Caucaia, deputados federais e com o reitor e vice-reitor da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)

Dentre os principais pontos discutidos esteve a possibilidade de convênios na área ambiental, que ajudem na contenção da erosão costeira em Caucaia, em praias como a do Icaraí. Problema enfrentado há vários anos, o avanço do mar tem causado destruição naquela região, prejudicando moradores e comerciantes.

Durante a reunião, o professor aposentado do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC e especialista em estudos costeiros Luís Parente afirmou que já existem pesquisas na Universidade que têm como foco a erosão costeira na região, que poderão ser agrupados e desenvolvidos em parceria.

Os deputados federais Danilo Forte, Jaziel Pereira de Sousa e Capitão Wagner participaram do encontro. De acordo com este último, já há recursos federais viabilizados em Brasília para que se busque a resolução do problema.

ARTICULAÇÃO COM MUNICÍPIOS – A reunião na Prefeitura de Caucaia é parte de uma ampla articulação da UFC com diversos municípios cearenses a fim de identificar possibilidades de parcerias e convênios, melhorando as condições de vida nas cidades. Nos últimos meses, foram realizados encontros com prefeituras como as de Fortaleza, Maracanaú, Aquiraz, Eusébio e Sobral.

Nesta quarta-feira, em Caucaia, o reitor Cândido Albuquerque colocou a UFC à disposição para atuar em projetos nas mais diversas áreas de desenvolvimento, como meio ambiente, urbanismo, saúde e educação. “Colocamos a Universidade à disposição. O prefeito ficou de nos procurar já nos próximos dias, para que a gente possa, com as equipes de trabalho montadas, discutir as melhores ações em parceria”, explicou Albuquerque após o encontro.

Também participaram da reunião o assessor do Gabinete do Reitor, Prof. Ademar Gondim; o Prof. Hiran Costa, do Departamento de Engenharia de Pesca da UFC; o vice-presidente da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), Paulo Aragão; e o vice-prefeito de Caucaia, Deuzinho Filho.

Fonte: Gabinete do Reitor da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300