Nota de falecimento: professor aposentado Pedro Alberto de Oliveira e Silva, da Biblioteconomia

A Universidade Federal do Ceará comunica, com profundo pesar, o falecimento, aos 83 anos, do professor aposentado Pedro Alberto de Oliveira e Silva, ocorrido na madrugada dessa quarta-feira (3). Admitido na UFC em agosto de 1966, ele foi professor nos Cursos de História e Biblioteconomia. Neste último, também exerceu a função de coordenador.

Em 1974, após eleição, foi empossado sócio do Instituto do Ceará: Histórico, Geográfico e Antropológico, onde atuou em diferentes funções, com destaque para Direção de Biblioteca e Arquivo e a participação na Comissão de História e na Revista do Instituto do Ceará.

Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pedro Alberto de Oliveira e Silva publicou trabalhos importantes para a historiografia do Ceará, entre os quais destacam-se Pequena história da telefonia no Ceará (1982); Índice dos documentos da coleção Studart (Revista do Instituto do Ceará, de 1967, 1968 e 1969); A escrita e a história (Revista de Comunicação Social da UFC – 1973); As origens da escravidão no Ceará (Revista do Instituto do Ceará, de 1979, 1984 e 1987); A escravidão no Ceará (Revista do Instituto do Ceará, de 1979, 1984 e 1987); e História da escravidão no Ceará: das origens à extinção (Imprensa Universitária, 2002).

Na UFC, participou da formação de diversas turmas de graduação até 1991, ano de sua aposentadoria.

Neste momento de dor, a Universidade se solidariza com amigos, colegas e familiares do Prof. Pedro Alberto de Oliveira e Silva.

Com informações do Blog do Marcelo Gurgel.

Fontes: Profª Virgínia Bentes e Prof. Gisafran Nazareno Mota