Procurar no portal

Curso de Odontologia do Campus de Sobral retomou aulas na Clínica na segunda-feira (8)

Destaque como 1º lugar do Brasil em sua área no ranking do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2019, o Curso de Odontologia do Campus de Sobral da Universidade Federal do Ceará retomou, na segunda-feira (8), as aulas práticas na Clínica Odontológica.

Imagem: O retorno dos alunos às práticas na Clínica Odontológica é feito com todo rigor aos protocolos de segurança (Foto: Samuel Cavalcante)

A partir de avaliações da Coordenação do Curso com a Comissão de Biossegurança e o Núcleo Docente Estruturante (NDE) no Campus da UFC em Sobral, as aulas presenciais foram sendo retomadas por fases, desde outubro do ano passado. Mesmo com todos os cuidados nesta pandemia de covid-19, em duas ocasiões foi preciso suspender as atividades de atendimento na clínica (em dezembro do ano passado e janeiro deste ano).

As suspensões ocorreram "respeitando o Protocolo Setorial de Retomadas das Atividades Escolares do Governo do Estado do Ceará após confirmações através de testes positivos para covid-19 em membros da comunidade que estiveram presentes no ambiente de aula (nesses casos, a Clínica Odontológica), além de casos suspeitos em membros que conviveram com os que apresentaram teste positivo", como explica o coordenador do curso, Prof. Hilmo Falcão Filho.

Ele relata que, a rigor, as aulas presenciais na pandemia foram retomadas "no dia 5 de outubro de 2020 com a disciplina Estágio em Atenção Secundária, tão logo houve a liberação pelos órgãos competentes através de decreto". Esclarece que somente os estudantes mais experientes (do nono semestre) participaram dessa fase e realizaram atendimentos clínicos nos Centros de Especialidades Odontológicas e Unidades de Pronto Atendimento de Sobral. Para tanto, "a turma foi submetida a testes rápidos para covid-19, e, orientados quanto aos possíveis resultados, receberam equipamentos de proteção individual e foram treinados pela equipe de biossegurança", conta.

Já os estudantes dos demais semestres retornaram presencialmente no dia 13 de outubro do ano passado apenas para atividades práticas das disciplinas laboratoriais, nas quais não há contato de professores e alunos com pacientes. Essas aulas práticas terminaram em dezembro último.

CUIDADOS – O coordenador detalha que, desde que durante a pandemia de covid-19 foram autorizadas as atividades presenciais, houve a elaboração de escalas para evitar aglomerações, respeitando os limites de pessoas em cada ambiente do curso. "O controle do fluxo interno foi executado com sinalizações indicando os sentidos de fluxo de pessoas, e todos os ambientes estão sinalizados com o limite de pessoas permitidas e com as normas essenciais."

Imagem: Na ampla recepção da Clínica, os pacientes são orientados a manter o distanciamento (Foto: Samuel Cavalcante)

Além disso, afirma Prof. Hilmo, todos os estudantes e profissionais foram treinados pela equipe de biossegurança quanto aos protocolos vigentes e receberam equipamentos de proteção individual de acordo com as atividades que executam. Entre os equipamentos estão protetor facial, óculos de proteção, máscaras e luvas.

Também foi providenciado o controle de temperatura na entrada dos ambientes. Exigências como o uso de máscara e álcool em gel, lavagem das mãos e manutenção do distanciamento foram essenciais para o retorno seguro. "Semanalmente é realizado um questionário individual com toda a comunidade para o monitoramento de sintomas e riscos (coordenado pela Comissão de Biossegurança), e os casos suspeitos são orientados a se isolar e procurar assistência médica", diz.

O coordenador informa que atualmente as atividades presenciais compreendem as disciplinas do nono semestre: Estágio em Clínica Integrada 1, Estágio em Clínica Integrada 2 e Clínica Infantil 1, todas referentes ao semestre letivo 2020.1 (esclarece que a disciplina Estágio em Atenção Secundária, já mencionada, foi concluída pela turma no final do ano passado).

Os alunos dos outros semestres (até o sétimo) estão aguardando a oportunidade para entrar na Clínica e concluir as disciplinas com práticas clínicas referentes a 2020.1. Ou seja, enfatiza ele, "o semestre 2020.1. ainda não foi concluído para nenhuma dessas turmas. Os alunos do nono semestre é que irão concluir primeiro".

Com relação ao semestre 2020.2, o Prof. Hilmo informa que todo o conteúdo das disciplinas teóricas já está sendo ministrado de forma remota para otimizar o tempo. Acrescenta que o conteúdo teórico de disciplina que envolve prática laboratorial também está sendo ministrado.

Imagem: O controle de temperatura à entrada dos ambientes faz parte do protocolo de prevenção à covid-19 (Foto: Samuel Cavalcante)

CURSO MODELO – Desde que foi criado em 2006, o Curso de Odontologia da UFC em Sobral já formou 253 cirurgiões-dentistas em 10 turmas. Tem também se destacado em rankings do ENADE, obtendo nota máxima (5,0) em todos os exames de que participou até então (2010, 2013, 2016 e 2019). Com um contingente de 36 docentes, 22 técnicos, 249 estudantes, além de 15 funcionários terceirizados, o curso é “exemplo a ser seguido” em termos também de infraestrutura, segundo o coordenador.

"Temos ambientes amplos e com circulação de ar adequada", diz. Foram feitas melhorias nos vestiários, na recepção dos pacientes, criada uma sala para secagem de instrumental e adaptada uma nova sala para o almoxarifado de suporte da clínica. "A clínica é ampla e sua central de ar-condicionado corresponde às especificações técnicas necessárias para prevenir a proliferação dos patógenos", diz ele, lembrando que há desafios para promover a manutenção da central.

O coordenador relata que antes da pandemia eram realizados, "em média, 1.200 atendimentos por mês nas atividades de graduação, pesquisa e extensão, durante os meses letivos. Hoje, sem a permissão para a maioria dos projetos de extensão atuar e a limitação de ocupação da clínica por apenas uma turma, somadas à adaptação do método de atendimentos (atualmente realizados por trios de estudantes), estamos fazendo em média 620 atendimentos por mês, excluindo as pausas para isolamento".

DESAFIOS – Ele reconhece que muitos desafios estão por vir, mas considera que a equipe está preparada para superá-los. "Continuaremos nossa luta para preservar as vidas que convivem no nosso meio, respeitando todas as medidas de segurança e protocolos estabelecidos. Seguiremos firmes na missão de formar com excelência nossos estudantes e promover saúde para a comunidade. Não nos deixaremos abater com as dificuldades e, com determinação, formaremos nossa 11ª turma, ao mesmo tempo que tentaremos reduzir os efeitos da pandemia para todos."

 Imagem: Alunos e profissionais foram treinados pela equipe de biossegurança e receberam equipamentos de proteção individual para atendimento aos pacientes (Foto: Samuel Cavalcante)

O Prof. Hilmo destaca que a atual vice-coordenadora, Profª Adriana Kelly, assumirá a coordenação do curso a partir de março, juntamente com a futura vice-coordenadora, Profª Iracema Matos. "Ambas sempre participaram ativamente das atividades de gestão em diversas comissões, além da própria coordenação, e têm perfeita percepção das dificuldades e discernimento para conduzir o curso com eficiência e segurança."

Exemplos de equipe tão empenhada são muitos, como o professor Samuel Carvalho, que no início da pandemia "prontamente realizou um curso a distância, capacitando os professores do nosso curso a trabalhar com os novos recursos tecnológicos necessários para as aulas remotas e antecipando e somando às capacitações posteriormente promovidas pelo Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP), que foi fundamental para a nossa superação", afirma o Prof. Hilmo.

Ele ressalta ainda o apoio da administração superior, citando o atual vice-diretor do campus, Prof. Mário Áureo, "que esteve presente em todas as demandas".

Fonte: Prof. Hilmo Falcão Filho, coordenador do Curso de Odontologia da UFC em Sobral – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300