Cursos regulares em Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas ofertam 870 vagas; inscrições abertas

Quem deseja aprender a tocar violino, viola erudita, violoncelo ou contrabaixo acústico ou se aperfeiçoar na prática desses instrumentos pode se inscrever até o próximo dia 28 para os cursos regulares anuais de extensão em Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas, vinculados ao Curso de Música da Universidade Federal do Ceará. São oferecidas 870 vagas para novos alunos e veteranos e a inscrição e os cursos são gratuitos. Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário eletrônico, com um e-mail do domínio Gmail.

Imagem: Os cursos são grátis e abertos a crianças a partir de 7 anos, adolescentes, jovens e adultos, estes sem limite de idade (Imagem: Divulgação)

Os cursos são abertos a crianças a partir de 7 anos, adolescentes, jovens e adultos, estes sem limite de idade. Não há processo seletivo e a vaga é garantida pela ordem de inscrição. As 870 vagas serão distribuídas conforme relação abaixo:

140 vagas para crianças (7 a 11 anos) e adolescentes (12 a 15 anos) para violino, viola e violoncelo;
40 vagas de musicalização infantojuvenil (7 a 11 e 12 a 15 anos);
510 vagas para jovens e adultos acima de 16 anos para violino, viola e violoncelo;
180 vagas para teoria e solfejo musicais para jovens (acima de 16 anos) e adultos.

A pessoa interessada em se iniciar no instrumento não precisa ter formação musical prévia, mas é necessário possuir ou adquirir seu próprio instrumento para estudos individuais em casa. Sobre essa questão, a Profª Liu Man Ying, coordenadora dos projetos de extensão Ensino Coletivo de Violino e Viola e Camerata de Cordas da UFC, esclarece: "Quem não possui ainda seu instrumento deve esperar para realizar a compra após a reunião de orientação obrigatória para todos os novos alunos, no dia 6 de março, das 10h às 12h, via link do Google Meet a ser enviado por e-mail".

AULAS REMOTAS – Em virtude da pandemia de covid-19 e de acordo com as regras sanitárias, os cursos serão oferecidos de forma remota, via encontros on-line no Google Meet, por isso o pedido para que o candidato à vaga preencha o formulário eletrônico com um e-mail do domínio Gmail.

A Profª Liu informa que a lista oficial dos alunos inscritos será divulgada no dia 2 de março nas páginas do Facebook e Instagram do Ensino Coletivo de Cordas (@ensinocoletivo) e da Camerata de Cordas da UFC (@camerataufc). Ela explica que haverá uma reunião obrigatória para orientação dos novos alunos no dia 6 de março de 2021 (um sábado), das 10h às 12h, pelo Google Meet através do link a ser enviado por e-mail. O início das aulas está marcado para 6 de abril.

Para esclarecer dúvidas e obter outras informações, o canal disponível é o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Profª Liu Man Ying, coordenadora dos projetos de extensão Ensino Coletivo de Violino e Viola e Camerata de Cordas da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.