Reitor visita Faculdade de Direito para entrega de refeitório e sala de professores

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, visitou na manhã desta terça-feira (9) sua unidade acadêmica de origem, a Faculdade de Direito (FADIR), para entrega oficial de novos espaços e acompanhamento de necessidades estruturais. Ele foi ao local acompanhado pela pró-reitora de Assuntos Estudantis, Profª Geovana Cartaxo; pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Machado; pelo superintendente de Infraestrutura e Gestão Ambiental, Everton Parente; pelo prefeito do Campus do Benfica, Murilo Dodt; pelo secretário executivo dos Conselhos Superiores da UFC, Ivan da Costa; e pelo assessor do Gabinete do Reitor, José Melinho. Na FADIR, foi recebido pelo diretor da unidade, Prof. Maurício Benevides; pela vice-diretora, Profª Camilla Freitas; pelo coordenador do Curso de Direito, Prof. Alex Xavier; pelos docentes Sérgio Rebouças e Emmanuel Teófilo; e pelos servidores técnico-administrativos Erisvaldo Maia e Sérgio Marcos, lotados na FADIR.

Imagem: Reitor, pró-reitores, diretores e docentes da Faculdade de Direito posicionam-se em arco na nova sala de professores da unidade

Capitaneada pelo Prof. Benevides, a visita começou pelo auditório Prof. Antônio Martins Filho, um dos maiores da UFC, com 540 lugares, parte do chamado "prédio novo" da faculdade, construído em 1959. Lá, o diretor e o reitor diagnosticaram a necessidade de reforma, em um futuro próximo, do piso de madeira e da alocação de uma sala multimídia em espaço contíguo ao auditório. Em seguida, a comitiva dirigiu-se ao prédio administrativo da FADIR, para apresentação do recém-finalizado espaço de convivência para os servidores técnico-administrativos, cuja principal finalidade é ser um refeitório. Ele suprirá a necessidade dos servidores do quadro e colaboradores terceirizados que realizam suas refeições na unidade e, até então, contavam com locais pouco adequados para a atividade.

De acordo com o superintendente da UFC-INFRA, Everton Parente, já está com ordem de serviço assinada a obra de substituição das duas plataformas elevatórias para pessoas com deficiência por elevadores, uma no prédio original e outra no prédio novo. A acessibilidade tem sido uma prioridade da atual gestão da FADIR. "Nivelamos as calçadas e fizemos rampas e passagens elevadas entre os prédios", disse o Prof. Benevides, citando ações anteriores que serão reforçadas agora pela instalação dos elevadores.

Imagem: Comitiva do reitor adentra o prédio administrativo da Faculdade de Direito, onde localiza-se o novo refeitório

O terceiro espaço visitado foi a nova sala dos professores, construída no espaço antes ocupado por duas livrarias no térreo do prédio novo. Com vistas a prover as necessidades de descanso, interação e recebimento de correspondência do corpo docente, a sala, assim como o refeitório, faz parte de um conjunto de melhorias estruturais e acadêmicas que a FADIR tem promovido ao longo do último ano.

Veja a matéria da UFCTV e confira como ficaram os novos espaços de convivência:

O Prof. Benevides fechou a visita reconhecendo o compromisso dos colegas docentes e técnico-administrativos presentes, sem os quais teria sido impossível o planejamento e a execução das benfeitorias, e acenou com gratidão à administração superior, na pessoa do reitor e dos pró-reitores, pelo atendimento às demandas. "Um diretor não faz nada só", sintetizou.

Em nome do corpo docente, o Prof. Alex Xavier afirmou que a equipe da Faculdade de Direito replica, no dia a dia, o amor e o zelo do reitor por sua unidade de origem. Ele acrescentou ainda que, em sala de aula, não são formados ali apenas futuros juristas, mas futuros gestores. "Os espaços de convivência permitem que as pessoas sejam pessoas", destacou.

O reitor demonstrou satisfação por ver a boa condução de uma unidade pela qual tem grande carinho. "Vocês estão construindo uma obra coletiva, dando o melhor de si para que a comunidade receba o que realmente merece. Um ambiente como este tem tudo para incentivar uma cultura de cuidado com o bem público. Nós ensinamos com a palavra, mas convencemos pelo exemplo", afirmou o Prof. Cândido Albuquerque, lembrando o nascimento da faculdade e seu pioneirismo.