Cursos de Odontologia em Fortaleza e Sobral retomam aulas práticas com atendimento ao público

Os estudantes dos cursos de Odontologia da Universidade Federal do Ceará, nos campi de Fortaleza e Sobral, já voltaram às aulas práticas nas clínicas e unidades de saúde, com atendimento ao público. O Curso de Odontologia conta com mais de 50% da carga horária presencial. Ainda no 4º semestre, os alunos começam a ter atividades de laboratório e contato com pacientes nos consultórios.

Para essa retomada, em Fortaleza, a UFC adquiriu novos equipamentos de proteção individual, como máscaras tipo N95, face shields, jalecos descartáveis e gorros, que se tornaram itens de uso cotidiano. Além disso, os consultórios agora recebem número reduzido de pacientes e as turmas são divididas, com poucos alunos por aula e devidamente paramentados, seguindo os protocolos de segurança necessários.

"A nossa destreza manual diante do paciente é muito necessária, o tratamento é muito prático. É lógico que a teoria e o conhecimento são muito importantes, mas o desenvolvimento da habilidade prática, de você lidar com o equipamento, com a cavidade oral, que é úmida, pequena e cercada de vários empecilhos para movimentação ali, é muito importante", explica a Profª Lidiany Rodrigues, diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) da UFC.

Confira como está sendo a retomada gradativa das aulas práticas no curso de Fortaleza na matéria da UFCTV:

SOBRAL – O Curso de Odontologia do Campus de Sobral retomou as aulas práticas na Clínica Odontológica, novamente, na última segunda-feira (8). Mesmo com todos os cuidados nesta pandemia de covid-19, em duas ocasiões foi preciso suspender as atividades de atendimento na clínica (em dezembro do ano passado e janeiro deste ano).

O coordenador do curso, Prof. Hilmo Falcão Filho, relata que, a rigor, as aulas presenciais na pandemia foram retomadas "no dia 5 de outubro de 2020 com a disciplina Estágio em Atenção Secundária, tão logo houve a liberação pelos órgãos competentes através de decreto". Ele explica que somente os estudantes mais experientes (do nono semestre) participaram dessa fase e realizaram atendimentos clínicos nos Centros de Especialidades Odontológicas e Unidades de Pronto Atendimento de Sobral. Para tanto, "a turma foi submetida a testes rápidos para covid-19, e, orientados quanto aos possíveis resultados, receberam equipamentos de proteção individual e foram treinados pela equipe de biossegurança", conta.

Já os estudantes dos demais semestres retornaram presencialmente no dia 13 de outubro do ano passado apenas para atividades práticas das disciplinas laboratoriais, nas quais não há contato de professores e alunos com pacientes. Essas aulas práticas terminaram em dezembro último.

Imagem: Atendimento em clínica odontológica

Leia mais: Curso de Odontologia do Campus de Sobral retomou aulas na Clínica na segunda-feira (8)

Fontes: Profª Lidiany Rodrigues, diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Prof. Hilmo Falcão Filho, coordenador do Curso de Odontologia da UFC em Sobral – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.