Secretário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações conhece dependências da STI e da RNP-CE, no Campus do Pici

Uma comitiva da Universidade Federal do Ceará recebeu, nesta segunda-feira (15), o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) Leônidas de Araújo Medeiros Júnior, em visita institucional ao Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Na ocasião, foram apresentadas as instalações da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e o ponto de presença no Ceará da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

ft 20210215 secretario mcti 1

Além do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e do vice-reitor, Prof. Glauco Lobo, integraram a comitiva o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque; o superintendente de Tecnologia da Informação, Prof. Edgar Marçal; o coordenador técnico do ponto de presença da RNP-CE, Marcos Frota; o coordenador de Infraestrutura e Segurança da Informação da STI, Amarildo Maia Rolim; o diretor da Divisão de Rede de Computadores da STI, Woldisney Derarovele.

A visita começou pelo ponto de presença da RNP-CE, onde a comitiva foi apresentada ao espaço de controle e à sala de máquinas da rede, que conecta em todo o país instituições de ensino superior e pesquisa, agências de fomento, instituições culturais, unidades de saúde e ambientes e empresas de inovação. Guiados pelo coordenador local Marcos Frota, os presentes puderam conhecer a amplitude da rede no Ceará, que tem como parceiros a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) e o Governo do Estado do Ceará. "Entrei aqui em 1993. Faço a mesma coisa de diferentes formas há 28 anos e acompanhei muitas mudanças. Para que a rede possa funcionar, contamos com muitas parcerias, e costumo dizer que cada um entra com uma fruta e sai com uma salada, pois todos os envolvidos saem ganhando. Isso possibilitou à RNP dar um salto de qualidade nos últimos anos", afirmou Frota, que também socializou gráficos de uso da rede acadêmica durante o ano de 2020, no qual foi altamente demandada.

Em seguida, a comitiva dirigiu-se à sala-cofre, ambiente de proteção de dados da STI. A sala, que já conta com estrutura física de máxima segurança, recebeu em setembro de 2020 investimento em equipamentos de alta performance, por meio de chamada pública do MCTI e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). O upgrade melhorou todos os serviços de conectividade e de comunicação digital, assim como a estabilidade dos sistemas. "Hoje, a UFC tem uma comunidade de mais de 40 mil pessoas, por isso tem exigido uma rede ágil, com extenso uso de dados, sistemas acadêmicos e armazenamento em nuvem", ponderou o Prof. Edgar Marçal, que junto com os servidores Woldisney Derarovele e Amarildo Rolim conduziu o grupo pela sala-cofre.

ft 20210215 secretario mcti 2

A cobertura da RNP impressionou o secretário e o próprio reitor. "Foi uma maravilha ter vindo conhecer a riqueza do trabalho da RNP, fundamental para a conexão das instituições públicas e da própria região Nordeste", apontou o Prof. Cândido Albuquerque.

Ao final, Leônidas Medeiros, que também é major-brigadeiro da Aeronáutica, afirmou que o MCTI se encontra muito satisfeito com o trabalho desempenhado pela RNP. As realizações, segundo ele, só são possíveis graças à complexidade da infraestrutura da rede na UFC e ao apoio recebido da própria Universidade. "A RNP está muito capilarizada dentro do Estado e interconectada com as redes locais e estaduais, proporcionando aos campos de ensino e pesquisa um avanço gigante. Isso por si só já denota uma capacidade aumentada para o desenvolvimento de trabalhos dentro da área da educação", adiantou o secretário.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.