Sociedade de Debates da UFC tem equipes campeãs e participações de destaque em campeonato internacional

A Sociedade de Debates (SdD) da Universidade Federal do Ceará, projeto de extensão da Faculdade de Direito da Instituição, foi destaque no Campeonato Latino-Americano de Debates com equipes campeãs e participações notórias de seus integrantes na fase final do torneio.

O campeonato é um dos desafios internacionais mais relevantes e respeitados, marcado pelo alto nível de avaliação dos participantes. A proposta do encontro é promover a disputa entre os estudantes em confronto de ideias que exigem argumentação, oratória e raciocínio lógico.

Imagem: Cerca de 20 integrantes da Sociedade de Debates da UFC, perfilados lado a lado, em foto frontal, em uma área ao ar livre (Foto: Divulgação)

Realizado de forma virtual, o evento ocorreu no período de 22 a 24 e de 29 a 31 de janeiro, respectivamente nas edições de língua espanhola e língua portuguesa. A competição em espanhol contou com mais de 60 duplas de diversos países.

Os debatedores da Sociedade de Debates da UFC, Vinícius Franco e Julia Ribeiro, formaram a dupla campeã na categoria ELE. A SdD também contou, na final da mesma categoria, com atuações de destaque das estudantes Eduarda Café, Beatriz Sombra e Isabela Veras.

Eduarda Café recebeu o título de melhor oradora nas categorias Novice e ELE do campeonato, além de ter sido semifinalista na categoria Open, compondo dupla com Gabriela Torres (UFMG). A SdD UFC foi representada ainda, na edição em espanhol, pela dupla Janaina Sena e Mikaelly Costa.

A edição em português sagrou campeã na categoria Novice a dupla da SdD UFC Beatriz Sombra e Iandra Castro. O título de melhor oradora Novice ficou com outra debatedora da Universidade: Ana Lívia Florindo.

Na equipe da Universidade do torneio estiveram ainda o membro efetivo da SdD, Ítalo Juan, como chefe de adjudicação, assim como o aspirante Marcelo Menescal, na equipe de tabulação, e os participantes Estevão Mota, Matheus Damasceno e Daniel Rocha.

Presente em uma das duplas campeãs nesta edição do Campeonato Latino-Americano, Vinícius Franco entrou na Sociedade de Debates da UFC em 2018 logo após retornar de intercâmbio pela Faculdade de Direito, quando teve a oportunidade de estudar por seis meses na Universidade do Porto (Portugal) e aprender sobre a prática de debates no ambiente acadêmico.

O universitário defende que entrar para as sociedades de debates nas universidades traz para os estudantes de Direito uma visão para além dos conhecimentos técnicos. "A sociedade de debates nos prepara para argumentação, oratória, formação humana e conhecimentos em diversas áreas, desde analisar movimentos artísticos até abordar temas de conjuntura política e relações internacionais. Participar dessas competições é algo muito desafiador, mas ao mesmo tempo uma oportunidade de aprendizagem interdisciplinar que fica para o resto da vida", conta Vinícius.

PIONEIRISMO NOS DEBATES – A Sociedade de Debates da UFC completou 10 anos de fundação em 2020 e é pioneira na proposta de Casas de Debates no País. Criado no dia 7 de setembro de 2010, o projeto sem fins lucrativos vinculado à Universidade busca fomentar a prática do debate honesto, no ambiente universitário e na sociedade civil, por meio da promoção de módulos de oratória gratuitos e da execução de debates-treino para o desenvolvimento da capacidade argumentativa.

Ao longo desta primeira década de atividades, a iniciativa acumula participações em torneios de debates e tem o maior número de conquistas no Movimento de Debates Competitivos no Brasil.

Fonte: Sociedade de Debates da Universidade Federal do Ceará – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.