Ciclo de palestras sobre Erosão e Transporte de Sedimentos em Regiões Semiáridas inscreve

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) da Universidade Federal do Ceará, o grupo de pesquisa Hidrossedimentológica do Semiárido (HIDROSED) e o projeto Água na Caatinga promovem, a partir do dia 11 de março, o ciclo de palestras Erosão e Transporte de Sedimentos em Regiões Semiáridas.

Imagem: Flyer do Seminário

O ciclo está inserido no âmbito do Fórum de Internacionalização do PPGEA e do Programa CAPES/PRINT da UFC, será aberto ao público e ocorrerá por meio da plataforma Google Meet.

As vagas são limitadas, e os interessados podem se inscrever via formulário eletrônico. O público-alvo das atividades são alunos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado) e professores de Engenharia Agrícola e de áreas afins. Serão emitidos certificados de participação.

As palestras abordam temas atuais e relevantes sobre processos sedimentológicos em regiões secas, seus impactos sobre a sociedade, e técnicas de controle nos contextos de Brasil e Espanha. Os assuntos serão debatidos na perspectiva dos dois países, com o objetivo de ampliar o debate com a comunidade científica. Para essa edição, serão convidados renomados pesquisadores espanhóis.

Confira a programação do ciclo de palestras:

11/3 – 8h – "Corrección de torrentes mediterráneos. El caso de la cuenca del río Corneja (Centro de España)" (Correção de torrentes mediterrâneas, o caso da bacia do rio Corneja, no centro da Espanha, tradução livre) ‒ com o Prof. Jorge Mongil Manso (Universidade Católica de Ávila - Espanha)
18/3 – 8h – "Integración de métodos para el estudio de sistemas fluviales: análisis multiescalares, estudio de procesos y gestión fluvial" (Integração de métodos para o estudo de sistemas fluviais: análises multiescalares, estudo de processos e gestão fluvial, tradução livre) ‒ com o Prof. Damiá Vericat (Universidade de Lleida - Espanha)
25/3 – 8h – "Erosión inducida por el riego" (Erosão induzida pela irrigação, tradução livre) ‒ com Luciano Mateos (Instituto de Agricultura Sustentável, CSIC - Espanha)
08/4 – 8h – "Bioingeniería aplicada al control de la erosión y métodos control de sedimentos" (Bioengenharia aplicada ao controle da erosão e métodos controle de sedimentos, tradução livre) ‒ com o Prof. Joaquín Navarro-Hevia (Universidade de Valladolid - Espanha).

O ciclo de palestras tem apoio da UFC, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site do PPGEA.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.