Procurar no portal

Programa Empreende UFC concederá bolsas a estudantes de graduação; inscrições até 17 de março

Estão abertas, até o dia 17 de março, as inscrições para seleção de projetos do Programa Empreende UFC 2021. A iniciativa, promovida pela Universidade Federal do Ceará por intermédio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), oferta até 90 bolsas para estudantes de todos os cursos de graduação e campi da Instituição.

Imagem: desenho de uma engrenagem e pessoas mexendo nela

O titular da PROINTER, Prof. Augusto Albuquerque, destaca que a iniciativa faz parte da estratégia de capacitar e incentivar a comunidade universitária para o empreendedorismo. "Pretende-se com isso institucionalizar dois importantes princípios norteadores da UFC: empreendedorismo e inovação, que são aspectos fundamentais para a sociedade contemporânea", aponta.

"O Programa Empreende UFC de 2021 vem para estimular o empreendedorismo inovador tanto entre os estudantes de graduação e de pós-graduação como também entre os servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade, aliando teoria e prática de forma integrada e multidisciplinar", observa o coordenador de Empreendedorismo da PROINTER, Prof. Abraão Saraiva.

De acordo com o Edital PIBI/UFC nº 02/2021, serão aceitas propostas de projetos de empreendimentos inovadores, startups, negócios de impacto socioambiental, negócios de base tecnológica & spin-offs acadêmicas com potencial de geração de novos produtos inovadores e sustentáveis para a sociedade. As propostas serão divididas em duas categorias: Líder estudante de graduação; e Líder estudante de pós-graduação ou servidor docente ou técnico-administrativo da UFC.

Para efetivar a inscrição, as propostas de projeto deverão ser enviadas pelo líder da equipe via formulário eletrônico e pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 17 de março observando todas as especificidades e os documentos exigidos no edital.

As propostas serão avaliadas por uma comissão constituída por servidores docentes e técnico-administrativos da UFC e por especialistas, empreendedores e/ou investidores externos convidados. Serão analisadas as informações enviadas no formulário de inscrição e no vídeo de apresentação (pitch) levando em consideração os seguintes critérios: problema de mercado; solução/produto; inovação e sustentabilidade do empreendimento; e competências e experiências da equipe.

Além da concessão de bolsas para discentes da graduação participantes dos projetos, o Programa Empreende UFC oferecerá às propostas selecionadas: capacitação das equipes quanto à modelagem, validação e desenvolvimento de negócios por meio de workshops, palestras e debates, em parceria com a Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT UFC) e com o Centro de Empreendedorismo (CEMP UFC); conexão dos participantes com empreendedores, investidores, especialistas e mentores dos ecossistemas empreendedores local, nacional e internacional; e disponibilização de ambientes criativos da UFC organizados em formato de coworking (respeitadas a disponibilidade financeira da Universidade e as restrições de biossegurança decorrentes da pandemia de covid-19).

A íntegra do edital, assim como os formulários necessários para a inscrição, estão disponíveis no site da PROINTER. Dúvidas serão respondidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

LIVE –  O lançamento oficial do Programa Empreende UFC, ocorrido na tarde desta segunda-feira (1º), realizou-se por meio de uma transmissão ao vivo no canal da UFCTV no YouTube. A live foi prestigiada pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e pelo pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque. Após a abertura com o reitor, a equipe da PROINTER apresentou os detalhes da edição de 2021 do programa, e tirou dúvidas dos internautas. 

Confira a live: 

Fonte: Prof. Abraão Freires Saraiva Júnior, coordenador de Empreendedorismo da PROINTER – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; fone/Whatsapp: (85) 98824 6068

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300