Reitor reúne-se com prefeito, vice-prefeita e secretários de São Gonçalo do Amarante para discutir parcerias

Prosseguindo com o projeto de contribuir para o desenvolvimento local, o reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, reuniu-se nesta segunda-feira (22) com representantes da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante. Além do reitor, estiveram presentes à reunião virtual o prefeito Marcelo Ferreira Teles; a vice-prefeita Bethrose Fontenele; a secretária de Saúde (também professora do Departamento de Enfermagem da UFC), Ana Kelve de Castro Damasceno; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Welton Mendes; o chefe do escritório da Prefeitura de São Gonçalo em Fortaleza, Jesus da Costa; e o assessor da Prefeitura, Rayven Teixeira.

Esse não foi o primeiro encontro do dirigente da Universidade com os gestores de municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. Já foram realizadas aproximações, todas com foco em parcerias e cooperação mútua, com os prefeitos das cidades de Aquiraz (Bruno Gonçalves), Eusébio (Acilon Gonçalves), Caucaia (Vitor Valim) e Maracanaú (Roberto Pessoa).

Imagem: Print de tela de reunião virtual

Conhecido no município como Professor Marcelão, o prefeito Marcelo Teles disse ter pleiteado o encontro pela centralidade da pauta da educação em sua gestão. "É de fundamental interesse que possamos contar com a UFC e com os estudos produzidos por seus pesquisadores, ajudando a alcançar a sustentabilidade em diferentes áreas do desenvolvimento do nosso município", afirmou, acrescentando ser um sonho de muitos gonçalenses a possibilidade de instalação de cursos superiores pontuais ou até mesmo de um campus avançado da UFC na cidade: "Seria incrível, o nome UFC mobiliza a juventude, que não precisaria mais se deslocar diariamente para Fortaleza. Quando passar esse momento de pandemia, podemos voltar a conversar sobre isso".

O Prof. Cândido Albuquerque iniciou sua exposição dizendo ser esse o papel da Universidade e que, "enquanto instituição pública, ela não pode se furtar a ajudar os municípios cearenses". Ele reforçou que a UFC, nas áreas de educação, saúde e tecnologia, terá grande contribuição a dar  para São Gonçalo, que fica localizado a 49 quilômetros de Fortaleza.

A cidade tem cerca de 49 mil habitantes e possui, na oferta de ensino superior local, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE Pecém) e um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no qual a UFC atua com cursos semipresenciais. A vice-prefeita Bethrose Fontenele destacou que há potencial para ampliação do trabalho da unidade UAB/UFC. "Temos muito interesse em cursos de extensão para nossos professores, e na oferta de aperfeiçoamentos em ensino de matemática, de ciências", vislumbra a também secretária de Educação.

A saúde foi outro tema que mobilizou opiniões no encontro, pois a secretária à frente da pasta é "da casa": trata-se da Profª Ana Kelve de Castro Damasceno, docente lotada no Departamento de Enfermagem da UFC. "Fico muito feliz de ter a presença do reitor aqui e mais ainda de estar contribuindo para a minha terra. Gostaria de externar meu agradecimento e felicidade por levar a UFC para um município que precisa, através de projetos de extensão em saúde, de projetos de pesquisa", disse a secretária, ressaltando que a união vai fazer a diferença em ambas as gestões, alinhando as duas instâncias para o incremento das ações já em curso e a serem desenvolvidas.

Ainda no tocante à saúde, o assessor Jesus da Costa publicizou a intenção da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante de ter acesso ao Elmo, capacete de respiração assistida desenvolvido por uma força-tarefa que envolveu Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde, Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), além da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/Ceará), e ainda Universidade Federal do Ceará e Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Visivelmente orgulhoso, o reitor disse que o Elmo, "um produto 100% cearense, já foi demandado por prefeituras como Trairi e Itapipoca, também no litoral oeste, e que chegará a São Gonçalo tão logo novas unidades estejam disponíveis".

Para o Prof. Cândido Albuquerque, São Gonçalo do Amarante tem uma importância estratégica, principalmente por ser sede do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), onde atuam muitos alunos e ex-alunos da Universidade, e onde está prevista a instalação do futuro hub de produção do hidrogênio verde do Estado. "A UFC há muito deixou de ser uma instituição que se limita a titular pessoas para exercer determinada profissão. Continuamos titulando, mas também fazemos extensão, ajudamos a resolver problemas sociais e, principalmente, dedicamo-nos à pesquisa, à inovação e ao empreendedorismo. A Universidade está à inteira disposição", assegurou. O passo seguinte, segundo o reitor, será a criação de grupos de trabalho setoriais para aprofundar os temas e alinhar as necessidades do município ao que a UFC pode oferecer.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.