Universitária FM estreia radionovela sobre vida e obra da atriz cearense Antonieta Noronha

A trajetória da dama do teatro cearense Antonieta Noronha ganha espaço na programação da rádio Universitária FM 107,9 com a radionovela Antonieta. A produção, que estreia nesta terça-feira (23) e seguirá nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, sempre às 18h30min, é uma realização do Teatro Violetas.

Imagem: foto de atores em estúdio gravando radionovela

Dividida em quatro episódios, a radionovela conta a história da vida e da obra da atriz cearense falecida em 2015, aos 79 anos. A ideia da produção surgiu há cerca de dois anos, quando os atores iniciaram uma pesquisa sobre artistas mulheres da América Latina. Entre alguns nomes, como Violeta Parra, Chiquinha Gonzaga e Cacique Pequena, o de Antonieta Noronha foi o escolhido para protagonizar a novela radiofônica que metaforiza a história da atriz como cantora de rádio, porta de entrada para sua carreira na década de 1960.

Natural de Sobral, a artista chegou a Fortaleza ainda adolescente, encantada com as oportunidades que a Capital poderia lhe oferecer. Não demorou muito e Antonieta chamou a atenção pela atuação dramática nas aulas de canto lírico, sendo incentivada a se tornar atriz de teatro.

A radionovela Antonieta tem texto de Rafael Martins e é livremente inspirada na vida da artista cearense, que atuou em espetáculos, filmes e televisão. Foram quase três meses de produção, preparação vocal e ensaios, além de três dias intensos de gravação dos quatro capítulos, que têm duração de aproximadamente 10 minutos cada um.

O grupo contou ainda com apoio dos artistas Ricardo Guilherme e Silvia Moura, que cederam entrevistas narrando algumas memórias com sua colega de teatro. O projeto tem apoio cultural da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

A radionovela Antonieta vai ao ar nos dias 23, 24, 25 e 26 de fevereiro, sempre às 18h30min. A produção tem direção de Renata Lemes, preparação vocal de Juliana Rangel, canções de Bárbara Sena, trilha sonora e desenho de som de Ayrton Pessoa Bob. O elenco é composto por Bárbara Sena, Débora Ingrid, Juliana Tavares, Rafael Martins e Renata Lemes. Conta ainda com produção de Juliana Tavares e Débora Ingrid, assistência de produção de Wescly Psique, assessoria de imprensa de Aby Rodrigues e apoio da rádio Universitária FM 107,9.

Fonte: Rádio Universitária FM – fone: (85) 3366 7472