Equipe Avoante Aeromec da UFC se classifica para torneio principal da SAE Brasil AeroDesign

A equipe Avoante Aeromec da Universidade Federal do Ceará conquistou a quinta colocação no Torneio de Acesso da SAE Brasil AeroDesign 2020, desafio que reúne estudantes de todo o País com o objetivo de difundir conhecimentos e técnicas de Engenharia Aeronáutica. Com o resultado, a equipe cearense está classificada para o Torneio Principal, previsto para ocorrer no mês de outubro.

Imagem: foto aérea de várias pessoas em pé

A competição consiste no desenvolvimento de um projeto aeronáutico radiocontrolado, desde a concepção e o detalhamento do projeto até a construção e teste das aeronaves. Arthur de Castro Carvalho, estudante do Curso de Engenharia Elétrica e integrante da Avoante Aeromec da UFC, explica que, em condições normais, os grupos planejam e constroem uma aeronave radiocontrolada seguindo os parâmetros apresentados no edital da competição e enviam à comissão julgadora um vídeo do voo do aeromodelo e os relatórios do projeto.

No entanto, devido à pandemia de covid-19, o formato da competição precisou ser alterado e a pontuação das equipes se deu a partir de questionários referentes aos projetos, observando aspectos como: integração do projeto, aerodinâmica, desempenho, cargas e estruturas, estabilidade e controle, e plantas do projeto.

No total, 30 equipes participaram da competição. Além de conquistar o quinto lugar geral no torneio, a Avoante Aeromec se destacou ainda com a terceira melhor nota nos quesitos aerodinâmica e estabilidade e controle.

Agora, o grupo se prepara para o Torneio Principal, que consiste em testar as capacidades das aeronaves construídas pelas equipes. A competição está prevista para ocorrer de 28 a 31 de outubro, em formato a ser confirmado posteriormente, a depender da evolução da pandemia de covid-19.

No período entre as competições, a equipe costuma analisar os resultados do torneio passado e se planejar para a próxima competição, elegendo cargos de liderança no grupo, selecionando novos integrantes e estudando o edital.

Imagem: desenho gráfico de um aeromodelo nas cores preta e laranja

"Dentro do projeto os membros são capacitados tanto na parte prática, com o desenvolvimento de hard skills e novos conhecimentos (estudo de cargas, estabilidade, desempenho, construção) como na parte de administração de processos (metodologias administrativas, ferramentas de trabalho em grupo, comunicação, edição, prospecção ativa, apresentações e elaboração de artigos)", destaca o aluno de Engenharia Elétrica.

PROJEÇÃO – Batizada da "Jaré", a aeronave radiocontrolada foi projetada para possuir 2,4 m de comprimento, 1,54 m de largura, pesar 2,759 kg e suportar uma carga quatro vezes superior ao seu peso. "Todos os anos o projeto muda conforme o edital, pois o intuito [da Competição] é instigar os graduandos a projetarem aeronaves desafiadoras", comenta.

No total, 21 estudantes das engenharias da UFC participaram do projeto Jaré, que contou com a orientação do Prof. Claus Franz Wehmann, do Departamento de Engenharia Mecânica.

A equipe Avoante Aeromec é um projeto de extensão da UFC criado em 2003 com o objetivo de participar da competição da SAE Brasil AeroDesign. Formada inicialmente por estudantes de Engenharia Mecânica da Universidade, a equipe conquistou, em 2006, o primeiro lugar em apresentação no Norte-Nordeste.

O grupo foi desativado em 2009 e, quatro anos depois, retomou as atividades após um trabalho de Introdução à Engenharia Mecânica. Atualmente, a equipe é formada por 33 estudantes das engenharias Mecânica, Elétrica, Energias Renováveis, Civil, Metalúrgica, Produção e Telecomunicações da UFC.

Fonte: Arthur Carvalho, discente do Curso de Engenharia Elétrica da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.