Publicação celebra cinco anos do Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica da UFC

Apesar de recente, o Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica (DIATEC), vinculado ao Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, acumula ações e projetos que buscam pensar em uma nova formação de engenheiros, mais integrada e interdisciplinar. Parte das experiências e dos conhecimentos alcançados nos cinco anos de fundação do departamento são apresentadas no livro Integração acadêmica e tecnológica nas engenharias: experiências em ensino e aprendizagem, lançado na terça-feira (23) pela Assembleia Legislativa do Ceará.

Imagem: capa do livro

Organizada pelos docentes Cely Alencar e João Hiluy Filho, ambos do Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica, a publicação, em formato e-book, reúne textos de alunos e professores da UFC sobre iniciativas realizadas no âmbito do DIATEC que contribuem para a formação de engenheiros aptos a superar os novos desafios apresentados pela sociedade e pelo mercado de trabalho.

"Trata-se de uma coletânea enfeixada em capítulos, que nasceu das discussões sobre a formação dos Engenheiros na atualidade e a responsabilidade das Universidades como protagonistas neste cenário de constantes desafios como avanços tecnológicos", destacam os organizadores na apresentação da obra.

A publicação, segundo o Prof. Hiluy Filho, tem o objetivo de celebrar os cinco anos do DIATEC compartilhando com a sociedade as ações desenvolvidas no departamento. "A ideia da criação de um Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica [na UFC] é integrar a prática com a teoria, o mundo industrial com o mundo acadêmico, é integrar a academia com o setor produtivo, com a sociedade", destaca.

Dividido em oito capítulos, o livro aborda, entre outros temas, as mudanças ocorridas nos últimos anos no Centro de Tecnologia da UFC que proporcionaram a criação do DIATEC; o Projeto de Integração Acadêmica e Tecnológica (PIATEC), proposta de unidade curricular que envolve alunos e professores de diferentes cursos de engenharia; e as metodologias aplicadas pelos docentes que ajudam os estudantes a compreenderem os conteúdos ministrados. Outro destaque apresentado na obra é o projeto LER (Literatura, Engenharia e Reflexões), que incentiva o hábito da leitura e da discussão de textos literários entre os estudantes das engenharias da UFC.

O e-book Integração acadêmica e tecnológica nas engenharias: experiências em ensino e aprendizagem é uma publicação do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Ceará (INESP) e está disponível gratuitamente para download no site da Assembleia Legislativa do Estado.

Fonte: Prof. João Hiluy Filho, do Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.