Prof. José Raimundo Carvalho e Prof. Aldo Ângelo Lima são empossados na direção do Colégio de Estudos Avançados

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, empossou, na manhã desta quinta-feira (25), os professores José Raimundo Carvalho, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), e Aldo Ângelo Moreira Lima, da Faculdade de Medicina (FAMED), para exercerem, respectivamente, os cargos de diretor e vice-diretor do Colégio de Estudos Avançados da UFC (CEA) por um mandato de dois anos.

Imagem: A cerimônia de posse ocorreu no formato virtual, com a presença de gestores da UFC, colegas e familiares dos novos dirigentes (Imagem; reprodução da Internet)

A cerimônia foi conduzida pelo diretor da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), Prof. João César Moura Mota, e realizada de forma remota, devido à pandemia de covid-19. Prestigiada por colegas e familiares dos novos dirigentes, a reunião contou com a participação do vice-reitor, Prof. Glauco Lobo; do assessor especial do reitor, Prof. Ademar Gondim; do pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Vinícius Machado; e do diretor da FEAAC, Prof. Paulo Matos.

Ao manifestar alegria em dar posse aos professores José Raimundo e Aldo Ângelo, o reitor Cândido Albuquerque destacou a importância do CEA na transversalidade dos pilares acadêmicos: ensino, pesquisa e extensão.

"Neste momento da nossa Universidade, quando a pesquisa, a inovação e o empreendedorismo são eixos centrais, grandes temas precisam ser debatidos no Colégio, dando capilaridade à atuação dele. E é exatamente por conhecer o espírito investigador e pesquisador do Prof. José Raimundo e do Prof. Aldo Lima que não temos nenhuma dúvida de que o CEA marcará fortemente sua presença neste novo tempo da UFC", apontou.

O novo vice-diretor do Colégio de Estudos Avançados, Prof. Aldo Ângelo Lima, compartilhou a gratidão pelo convite à nova função, destacando a responsabilidade que ela representa. "Tenho participado de alguns eventos de outros colégios, como o da FIOCRUZ e da Academia Brasileira de Ciências, e o impacto das discussões, principalmente neste momento de pandemia e de valorização da ciência, é fundamental para desenvolver o bem-estar da sociedade. Será um prazer colaborar com o Prof. José Raimundo e discutir temáticas que tenham impacto tanto na ciência quanto na Universidade", disse.

"Extremamente honrado" com a nomeação, o Prof. José Raimundo Carvalho falou aos participantes da cerimônia, destacando a responsabilidade manifestada pelo Prof. Aldo, a quem atribuiu uma "carreira brilhante", exercida com base na inter e transdisciplinaridade, e cujo apoio será fundamental para atender às orientações da administração superior.

O diretor empossado do CEA apresentou três eixos que devem nortear o mandato que assume até 2023: inter e transdisciplinaridade; inserção internacional competitiva e meritocracia acadêmica. Para o Prof. José Raimundo Carvalho, além dos eixos, há outra prioridade: como transformar o conhecimento gerado em benefício para a sociedade.

"Pensar como isso vai chegar na ponta é papel fundamental. É uma preocupação constante que toda a bagagem científica e todo o financiamento que é colocado pela população se transforme numa tecnologia social, que vire mudança", apontou.

CURRÍCULOS – O Prof. José Raimundo é engenheiro civil pela UFC e Ph.D. em Economia pela Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA). Atualmente é professor titular de Econometria no Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN/UFC), pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), coordenador do Laboratório de Econometria e Otimização (LECO ) e membro do Conselho Curador da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC).

Imagem: Prof. José Raimundo Carvalho, novo diretor do CEA (Foto: Jr. Panela/UFC)

Foi coordenador do CAEN/UFC, professor/pesquisador visitante na Universidade Livre de Amsterdã (Holanda) e na Universidade de Toulouse (França) e consultor para várias instituições e organismos nacionais e internacionais. Durante o período de 2009 a 2013, desenvolveu e coordenou o Setor de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE), atuando como analista-chefe de Análise Criminal e Estatística.

O Prof. Aldo Ângelo é médico, pesquisador e professor de Farmacologia, decano do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC. Com mestrado em Farmacologia pela UFC, tem doutorado em Microbiologia, Imunologia e Parasitologia pela Universidade Federal de São Paulo e pós-doutorado em Ciências da Saúde na Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos.

Em âmbito nacional, participou da fundação do Instituto Nacional de Biomedicina do Semiárido Brasileiro, onde é coordenador, além do desenvolvimento de duas redes de pesquisas: uma nacional, denominada RECODISA, e outra internacional, MAL-ED, financiadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pela Bill and Melinda Gates Foundation, respectivamente.

Imagem: Prof. Aldo Ângelo, novo vice-diretor do CEA (Foto: Viktor Braga/UFC)

Também é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) na área de Ciências Biológicas; sócio honorário da American Society of Tropical Medicine and Hygiene; ex-fellow do Howard Hughes Medical Institute; e pesquisador associado da Universidade da Virgínia (1988). Seus estudos abordam principalmente doenças diarreicas, desnutrição, enteropatia, barreira funcional intestinal, e os impactos a curto, médio e longo prazos no desenvolvimento cognitivo, crescimento e educação de crianças.