Divulgação científica: Agência UFC será relançada com pesquisas relacionadas à covid-19

As atividades da Agência UFC ‒ canal de divulgação científica da Universidade Federal do Ceará ‒ serão retomadas a partir desta terça-feira (2). Neste reinício, o veículo trará uma série temática especial, com reportagens sobre pesquisas de destaque desenvolvidas na UFC relacionadas à covid-19.

Serão publicadas duas matérias por semana, às terças e quintas-feiras, em formato multimídia, no qual os textos aprofundados serão acompanhados por entrevistas audiovisuais ou em formato podcast.

As pesquisas a serem contempladas foram selecionadas a partir de uma chamada feita pela Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) na Universidade, a fim de que os pesquisadores demonstrassem interesse em divulgar seus estudos.

Imagem: Logo da Agência UFC

Além de abordarem temas relativos à covid-19, o critério estabelecido foi que os estudos tenham sido publicados em revistas científicas de qualis A1, A2, B1 ou B2 ‒ o que corresponde aos periódicos de maior prestígio e impacto na comunidade científica.

"Nesta retomada resolvemos trabalhar com os estudos dos pesquisadores que atenderam ao nosso chamado e cujas pesquisas se enquadram nos critérios de divulgação estabelecidos", explica o jornalista Erick Guimarães, um dos responsáveis pela Agência UFC.

Segundo o jornalista, a retomada do projeto representa um passo importante no sentido de dar ainda mais vigor à cultura da divulgação e da difusão científica na Universidade. "O objetivo é tornar público esse conhecimento que a Universidade produz, que é tão importante para a sociedade, e fazer com que as pessoas de fato se apropriem desse conhecimento", acrescenta Guimarães.

Para a coordenadora de Comunicação e Marketing da UFC, Profª Cláudia Buhamra, a Agência UFC é uma "vitrine" para a imprensa e para os meios de comunicação que têm interesse em divulgar a ciência produzida na Universidade. E com esse trabalho, há um fortalecimento da marca da Instituição.

"A Agência tem a função de traduzir em linguagem compreensível para a sociedade em geral o desenvolvimento de trabalhos científicos que são publicados em revistas especializadas. Além de facilitar a compreensão, outro objetivo é a prestação de contas do que fazemos com recursos públicos investidos em pesquisa", pondera a Profª Cláudia.

Entre as pesquisas que serão apresentadas na série estão, por exemplo, a investigação de moléculas cuja atividade pode resultar em medicamentos para combater o vírus SARS-CoV-2, e um estudo que desenvolve modelos preditivos a fim de prever a forma como se dará a transmissão do vírus em determinada cidade.

Pesquisador segura película transparente com uma pinça (Foto: Viktor Braga)

CONTEXTO ‒ A volta da Agência UFC ocorre em um contexto no qual a Instituição se destaca cada vez mais por suas pesquisas. Na edição 2021 do QS Latin America Universities Ranking, por exemplo, a Universidade teve seu melhor desempenho na série histórica, sendo que as melhores notas foram nos quesitos de proporção de professores com doutorado e de participação em redes internacionais de pesquisa. Além disso, um estudo internacional mostrou que a UFC tem 14 professores entre os cientistas mais influentes do mundo.

Outro fator que demonstra o peso e a importância da produção científica na Universidade é o crescente número de patentes solicitadas e obtidas. Desde setembro de 2019, quando conquistou sua primeira patente, a UFC já teve outros sete inventos reconhecidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

SOBRE A AGÊNCIA UFC ‒ Lançada em 2017, a Agência UFC é um canal de divulgação da produção científica e tecnológica da Universidade. Suas atividades estavam suspensas desde o final de 2019. O veículo é inspirado em agências de notícias de renome, como Reuters, Folhapress, France-Presse e Agência FAPESP, e especializou-se na difusão de matérias aprofundadas sobre pesquisas desenvolvidas na UFC. Os veículos de imprensa podem acessar as produções e publicar na íntegra textos, vídeos e fotos com os devidos créditos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.